domingo, 9 de fevereiro de 2014

A ESCOLA DA GERAÇÃO DIGITAL

Anúncio recebido do CENFIPE | Ciclo de conferências 2014 
A ESCOLA DA GERAÇÃO DIGITAL. Desorientação, Criatividade e Inovação
(no qual irei participar)

A ESCOLA DA GERAÇÃO DIGITAL não pode ser ignorada. As crianças e jovens gastam cada vez mais tempo com tecnologia digital. O computador pessoal, os tablets e o telemóvel modificaram, rápida e radicalmente, os rituais de iniciação nos grupos de pares, a comunicação intra e intergrupal, os graus de socialização e de integração, já que criaram novos gestos, linguagens, códigos, símbolos, valores e um mundo infindável de engenhos periféricos.O que significa para o seu desenvolvimento? Qual o papel dos Professores e da Escola? Que perigos escondem ? Que escolas vamos ter no futuro?

 Sob a égide de uma acentuada crise económica e dos problemas inerentes a esta nova “Net generation , paralelamente, queremos discutir a Escola Pública que temos e que queremos, reflectir sobre os seus valores e competências, capacidade de mediação, adaptação aos novos tempos, as lideranças, a inovação em contexto escolar, os factores de motivação e de resiliência do corpo docente face a um futuro muitas vezes perspectivado com inquietação, medo e insegurança múltipla... Pretendemos ainda abordar o papel dos Pais e Encarregados de educação numa sociedade tecnológica globalizada e os desafios que se colocam à parentalidade. Em diferentes formatos (Conferências, Mesas Redondas, Workshops temáticos) pretendemos contribuir com sugestões criativas, inovadoras e partilha de experiências que enriqueçam a prática docente de forma inspiradora… Cientes de que os ambientes educativos devem ter como foco central a autonomia, a criatividade e o espírito investigativo, o CENFIPE, em parceria com as suas escolas associadas, a Coordenação Concelhia das Bibliotecas escolares e as Câmaras Municipais dos Concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Paredes de Coura convoca Diretores de Escolas, Professores, Pais e Encarregados de Educação, Autarcas, investigadores e todos aqueles que tem responsabilidades na educação para um grande debate público, um Ciclo de Conferências a que demos o nome “ A ESCOLA DA GERAÇÃO DIGITAL : Desorientação, Criatividade e Inovação.”

 Inscrições e programa em http://ciclodeconferencias.blogspot.pt/?zx=694e7de984adf1b1

2 comentários:

  1. É sempre bom assistir, na cadeirinha de rodas, aos vídeos promocionais da Raquel Ramos. Vou repassar com fins educativos.

    ResponderEliminar
  2. Conferências pré-transhumanistas, é tudo aquilo ao que assistimos, a cadeirinha de rodas em breve será um exoesqueleto do tipo Elysium. Nojento considerar as pessoas assim tão estúpidas!!!

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.