terça-feira, 8 de outubro de 2013

ESTÁCIO DOS REIS, MARINHEIRO E HISTORIADOR: 9 de Outubro (15h00)

O Comandante António Estácio dos Reis é Oficial de Marinha e investigador da História da Marinharia e dos Instrumentos Náuticos. A ele devemos a identificação de um nónio construído de acordo com as instruções de Pedro Nunes, que faz parte do acervo do Museu de História da Ciência de Florença, assim como a atenção da opinião pública e dos poderes instituídos para os astrolábios: antes da campanha de recuperação promovida por Estácio dos Reis, o Museu de Marinha não tinha qualquer astrolábio e hoje tem nove, a maior colecção do género no mundo.
Foi  também Estácio dos Reis quem batalhou pela introdução na língua portuguesa do anglicismo serendipidade (acaso feliz), conceito que, segundo o próprio, o tem acompanhado durante toda a vida.

Estácio dos Reis acaba de completar 90 anos. O Museu da Ciência comemora o seu aniversário com o colóquio ESTÁCIO DOS REIS, MARINHEIRO E HISTORIADOR.

Para mais informações ver aqui.

Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

1 comentário:

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Parabéns a Estácio dos Reis e a história naval !

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...