domingo, 6 de outubro de 2013

Bianca Nerlich e as cores de Portugal


É uma coisa que ainda nos intriga, embora nos console, não sei se sinceramente se a contragosto.

Exímios na arte da autoflagelação, estranhamos quando algum estrangeiro gosta de nós, e ao fim de algum tempo “se sente em casa”, como já ouvi dizer. Desconfiados, resmungamos: pode lá ser?!. Mas vamos acreditando, embora com relutância. É certo que continuaremos a dizer mal de nós, com convicção, e a flagelarmo-nos com evidente prazer, masoquistas e piegas como somos. Continuaremos a dizer mal, para não ter que fazer, e poder continuar a falar e a maldizer.

Vem isto a propósito de uma exposição que está no Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz, até princípios de Novembro, de uma jovem alemã que vive há dois ou três anos em Portugal. “Colors of Portugal”. É uma exposição constituída por trabalhos fotográficos sobre paisagens portuguesas: Lisboa, Porto, Douro, Ilha do Pico, mar, céu, areais.

Paisagens portuguesas sobretudo enquanto cor; mas uma cor trabalhada a partir do natural, sem deixar de o ser. Uma cor intensa ou diluída, que vai à procura da cor que está nas coisas portuguesas, que muitas vezes nem vemos, mas que outros olhos, realçando ou esbatendo, fazendo contraste, nos oferecem indo ao encontro da nossa maneira de ser: solar e melancólica, vibrante e depressiva. Cores contrastantes: azuis fortes, brancos refulgentes, verdes grandiosos do Douro, a Ribeira do Porto encimada pela Sé, numa humanidade luminosa de telhados, varandas e janelas na proeminência orgulhosa daquela encosta única, doiradas tardes onde árvores mortas vêm lavrar a vazante, uma Lisboa ora intensa ora pálida, como a alma portuguesa tendendo ao bipolar, um Pico de enigmáticos lilases, que nuvens vulcânicas parecem ter reativado, etc.

Enfim, uma exposição que não vai à procura das nossas misérias, dos recantos enxovalhados pretendendo fazer disso arte, como às vezes sucede. Não. A beleza, a dignidade, até a monumentalidade de algumas coisas é recuperada e realçada. E a largueza, a profundidade, a distância da nossa ocidentalidade, que temos em abundância, está lá também.

E a cor, ainda e sempre, mas trabalhando sobre isso com a técnica e a sensibilidade que fazem da fotografia uma força, uma libertação, um reforço de humanidade.

Deixo para o fim a impagável “Barbearia Centenária” de uma aldeia do Douro - Celeirós.

Onde não se sabe o que mais admirar: se a velhice da sala, que parece suspensa da própria decrepitude, se a veemência azul das paredes lutando contra o caruncho que sobe do chão, se a cadeira do barbeiro, atravessando gerações e regimes políticos sem largar o seu posto, se o padre-nosso às virtudes vinículas *, em versos de pé quebrado, se a equipa, quiçá do Carcavelinhos, com os avançados deitados pelo chão desde o tempo da bola quadrada, se a vetustez do soalho, com pregos já relutantes, se uma “biblioteca” empilhada num canto da prateleira sob poeira também centenária, se as abóboras-meninas já secas de velhice, se o próprio aparador dos pincéis e das navalhas apoiando o tabique que, por sua vez, o ampara, num matrimónio dos antigos, se o todo da imagem de um Portugal comovente, que ainda nos vai espreitando de idades perdidas em remotos lugares, se, finalmente, a arte de conseguir tirar daquele obscuro espaço a luz extraordinária que de todos os pontos irradia.

Enfim, um modo bem tocante de amar Portugal.

*Padre-Nosso (transcrito com os devidos cuidados para não entornar)

Santa uva que estais
no Paraíso, purificada
Sejais vós sem enxofre,
Venha a nós o vosso Líquido,
para ser bebido
À nossa vontade
Tanto em casa como na
Taberna,três litros
Por cada hora nos dai 
Hoje, perdoai-nos
As vezes em que bebemos menos,
Assim como o mal que 
Nos fazeis, não nos 
Deixeis cair atordoados e 
Livrai-nos Da Polícia e da GNR 
a horas mortas… 

 João Boavida

1 comentário:

perhaps disse...

Acredito que a exposição seja um espanto por guardar de nós o melhor da tal bipolaridade de que comungamos todos (comungamos é em honra ao pai nosso do final).

Mas o texto que a divulga está um espanto de bom. Parabéns.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...