quinta-feira, 26 de setembro de 2013

LUÍS PORTELA E O SEU LIVRO SOBRE "CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE"

O jornal I noticiou o debate na Ordem dos Médicos em Lisboa sobre o livro de Luís Portela "Ser Espiritual". Na sexta-feira, pelas 18h30, o autor estará em diálogo com o professor da Universidade de Coimbra Arsélio Pato de Carvalho na FNAC de Coimbra, com a moderação de Carlos Fiolhais.

5 comentários:

  1. Já pensei muitas vezes com opode um cientista, que calculo Luis Portela ser, meter-se nestas andanças... A próxima vez que for à farmácia cmprar Reumon Gel vou pensar 2 vezes.
    Tristeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido que Deus te elumine e te perdoe tanta Egnorancia...nunca deves opinar o que desconhecemos...

      Eliminar
  2. Luís Portela / Serralves/ Lançamento Livro/ 09.07.2013


    Pelas 18h30 de 09 Julho 2013 no Auditório da Fundação de Serralves, mais que cheio, um excelente lançamento do livro mais recente de Luís Portela, “Ser Espiritual da Evidência à Ciência”, feito por Mário Cláudio e Manuel Sobrinho Simões.

    Lançamento muito reconhecido e até “sentido”, não só por ter a presenças destas duas Pessoas exemplares nas suas áreas e contactos, que bem o fizeram e também por ser um livro escrito por quem vem sendo muito conhecido de todos pela Obra que fez à frente da Bial, mas aqui noutra vertente!

    Agora, ao ser já de bastantes conhecido por esta “outra faceta” e estando sempre ligado à Bial, já não tem - Luís Portela - por não querer e por ter mais que sessenta, as responsabilidades do dia-a-dia, escreve com mais tempo e dedicação, do que também já fazia.

    E aqui um livro de leitura obrigatória, quer pelo que nos foi contado pelo próprio, Luís Portela, de forma muito intensa e sentida, bem como pelos comentários iniciais e oportuníssimos de Mário Cláudio e Manuel Sobrinho Simões.
    “Ser Espiritual da Evidência à Ciência”, como facilmente se depreenderá, fará umas viagens/ investigações fundamentadas para além do” material”.
    Um fim de tarde muito bem vivido/sentido e um livro a bem ler.

    Augusto Küttner de Magalhães
    10 Jul.2013

    ResponderEliminar
  3. Luís Portela – Ser Espiritual da Evidência à Ciência
    O mais recente livro de Luís Portela, Ser Espiritual da Evidência à Ciência, por todos deve ser lido.
    Sendo que Luís Portela não só, mas por muitos, é conhecido por ter feito da Bial o que a Bial hoje é- excelente! -escreve este livro, que de facto por todos deve ser lido, ainda para mais, nestes tempos que estamos a viver, de tudo tão superficial, sem reflexão!
    O próprio Luís Portela, no Ser Espiritual da Evidência à Ciência nos indica que:
    - Sempre pensei que gostaria de escrever no âmbito da espiritualidade…
    - ….a Humanidade…mantendo-se embriagada com a exploração material…tem deixado para segundo plano a descoberta espiritual. O ter tem-se sobreposto ao ser. E, recentemente, parece que já nem faz falta ter, basta parecer.
    E daqui, parte-se para a leitura do Ser Espiritual da Evidência à Ciência, do qual ficam umas frases soltas a aguçar a vontade de o ler:
    - Quanto melhor procurarmos corrigir os erros do passado, melhor progrediremos.
    - Harmonia é acordo. É paz. É amizade.
    - …”espaço” e “tempo” são noções relativas, que não existem em termos absolutos…
    - O nosso presente resulta do nosso passado.
    - Alma é o princípio espiritual, a parte imaterial do ser humano e aparentemente também de outros seres.
    - Quando fazemos escolhas, estamos a moldar o nosso futuro…
    - …libertarmo-nos dos impactos emocionais negativos do dia a dia…
    - Teremos pena de quem ainda não aprendeu a fazer melhor do que está a fazer.
    - Ser transparente é ser verdadeiro, optando por nunca omitir, esconder ou mentir.
    - Apesar de estarmos na Terra, não deixamos o Universo.
    Estas frases estão descontextualizadas e são unicamente como desafio à leitura do Ser Espiritual da Evidência à Ciência, de Luís Portela, essencialmente num tempo em que nos está a ser difícil pensar com alguma intensidade e calma, em vez de nos deixarmos continuar a levar pela mediatização de tudo e de nada, pelas aparências - ter e parecer! - e faltas de conteúdo.
    O Ser Espiritual da Evidência à Ciência de Luís Portela é para ser lido e nos fazer muito reflectir.
    Augusto Küttner de Magalhães
    12. Julho. 2013

    ResponderEliminar
  4. Tristeza são os dogmas e a ortodoxia do preconceito e da arrogancia de ditar quais as questões válidas. Porque tanto medo deste assunto? Não li o livro mas num pais com tantos atrasos mentais (i.e. iliterados, analfabetos funcionais e ignorantes encartados) é preciso uma enorme coragem para escrever neste topico. Mesmo que não seja o meu tópico, pois não sou cientista nesta área, há vários exemplos nos US de académicos e médicos psiquiatras a estudar este assunto. Por exemplo, Brian Weiss escreveu alguns livros sobre o tema do "espirito" ou seja lá qual for a palavra que quiser usar. Há muitissimo pouco dinheiro gasto a estudar isto e se isto é de facto verdadeiro, terá um impacto enorme na sociedade. Ainda mais, o que as sociedes precisam e de investir em humanidades. Vivemos cada vez mais ignorantes. As sociedades transformaram-se em maquinas de opressão, essa doença tranmissivel pela coformidade.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Brian_Weiss

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.