terça-feira, 6 de agosto de 2013

PREFÁCIO A "HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA"


Prefácio ao livro "História da Ciência na Universidade de Coimbra", que acaba de sair na Imprensa da Universidade de Coimbra com coordenação minha de Carlota Simões e Décio Martins:

Numa altura em que a Universidade de Coimbra é candidata a entrar na lista de Património Mundial da UNESCO, é natural que ela investigue, com motivação redobrada, a história da ciência no seu seio. Como a ciência na Universidade de Coimbra sempre representou parte substancial da ciência em Portugal, novos estudos sobre a história da ciência em Coimbra constituem também contribuições para a história da ciência em Portugal, para não falar já nas contribuições para a história da ciência noutros países de língua oficial portuguesa.

Reúnem-se neste volume um conjunto de textos de síntese sobre a história da ciência na Universidade de Coimbra da autoria de estudiosos da ciência que trabalharam no projecto “História da Ciência na Universidade de Coimbra (1542-1933): Da construção do Colégio de Jesus ao Estado Novo”. Os textos debruçam-se sobre a parte desse período que vai da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, que instituiu as Faculdades de Matemática e Filosofia, para além de ter fundado um conjunto de estabelecimentos científicos como o Observatório Astronómico e o Laboratório Chimico (hoje sede do Museu da Ciência da Universidade) até ao primeiro quartel do século XX, uma vez que, sobre os séculos XVI e XVII, há mais trabalho recente (publicação das Obras Completas de Pedro Nunes, o professor de Matemática que foi de Lisboa para Coimbra, e de literatura sobre os colégios de jesuítas em Coimbra, Lisboa e Évora, que tiveram uma acção preponderante na globalização da ciência moderna ao assegurarem a sua propagação ao Extremo Oriente).

O leitor encontra aqui uma panorâmica das Faculdades de Matemática e de Filosofia, fundadas pelo Marquês de Pombal, desde 1772 até à sua extinção em 1910 com a implantação da República, da autoria respectivamente de um matemático e de um físico, Jaime Carvalho Silva e Décio Martins Ruivo; um texto que traça a história dos primórdios do Observatório Astronómico desde 1773 até 1837, escrito pelo matemático Fernando B. Figueiredo; um sumário sobre as colecções científicas setecentistas, de Física, Química e História Natural, que se encontram no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, que na sua parte se encontram ainda nos edifícios originais, no Colégio de Jesus e no Laboratório Chimico (antigo refeitório do Colégio de Jesus), da autoria da matemática Carlota Simões, do museólogo Pedro Casaleiro e do biólogo Paulo Gama Mota, membros da direcção daquele Museu; uma história das colecções de Antropologia de 1772 a 1933, que estão no Departamento de Antropologia mas que integram o Museu da Ciência (cuja “jóia” maior serão as colecções etnográficas reunidas por Alexandre Rodrigues Ferreira na sua “Viagem Philosophica” ao Amazonas, da autoria das antropólogas Ana Rita Amaral, Maria do Rosário Martins, Maria Arminda Miranda; um texto sobre a Faculdade de Medicina no século XIX, que versa em particular sobre as suas relações com as Faculdades de Matemática e de Filosofia, da autoria da química Maria C. Burguete e dos físicos Décio R. Martins e Carlos Fiolhais; uma descrição do Gabinete de Geometria da Faculdade de Ciências, criada em 1911 para substituir as Faculdades de Matemática e de Filosofia, escrito pelos matemáticos Carlota Simões e Carlos Tenreiro; e, finalmente, um texto, mais extenso, sobre a história, no que respeita à sua Classe de Ciências, do Instituto de Coimbra, a academia conhecida por “Clube dos Lentes” de Coimbra que funcionou enquanto durou como uma extensão da Universidade.

No seu conjunto estes capítulos completam-se, fornecendo um retrato dos avanços e dificuldades de uma Universidade, ao longo de um período de 160 anos, que, além de transmitir ciência, sempre procurou estar actualizada, posicionando-se, se não sempre na criação da ciência, pelo menos na sua imediata recepção. Deseja-se que a partir dos trabalhos aqui reunidos e do amplo repositório de referências neles contida, algumas das quais fontes históricas que estão acessíveis on-line na Biblioteca Digital de Fundo Antigo Alma Mater, possam prosseguir de modo mais alargado os estudos sobre a história da ciência em Coimbra e em Portugal.

Os editores agradecem à Imprensa da Universidade de Coimbra, na pessoa do seu director, Prof. Dr. Delfim Leão, o interesse que colocou na publicação deste volume e à Fundação para a Ciência e Tecnologia o apoio dado através do projecto acima referido. Este volume completa um outro que partiu do Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência, também publicado pela Imprensa da Universidade, com o título
“História da Ciência Luso-Brasileira: Coimbra entre Portugal e o Brasil”.

Coimbra, 9 de Maio de 2013

Os editores

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...