terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A volta da Inquisição Medieval?


A utilização de fogueiras como maneira de o braço secular aplicar a pena de morte aos condenados que lhes eram entregues pela Inquisição é o método mais famoso de aplicação da pena capital, embora existissem outros. Seu significado era basicamente religioso - dada a religiosidade que estava impregnada na população daquela época, inclusive entre os monarcas e senhores feudais -, uma vez que o fogo simbolizava a purificação, configurando a ideia de desobediência a Deus (pecado) e ilustrando a imagem do Inferno.

5 comentários:

joão boaventura disse...

Caro Hélio Dias

Já aqui tenho anotado e redito de Umberto Eco a asserção de que nada há nada deste século que não sejam revivências e revivalências da Idade Média.

E aí está a apontar um exemplo confirmativo da afirmação de Eco. A consciência que caminha na descoberta da ética continua fazendo o seu caminho. E, infelizmente, não é de um século para o outro... leva séculos a transformar a moral em ética.

Cordialmente

Kynismós! disse...

Aqueles países superpopulosos do oriente (China, Índia, etc.) são bombas relógio, não tardará explodirão...

pvnam disse...

LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA
-> É favor não esquecer: é um facto incontornável a existência de ciclos económicos... todavia, como é óbvio,... muito muito mais importante do que esta ou aquela crise económica... temos o DIREITO À SOBREVIVÊNCIA!!!
.
A luta pela sobrevivência envolve:
-1- capacidade de renovação demográfica;
-2- capacidade de auto-defesa perante aquele pessoal que anda numa corrida demográfica pelo controlo de novos territórios.
.
.
Leia-se:
-1- Há que cortar com aquele pessoal que não se preocupa em construir uma sociedade sustentável (média de 2.1 filhos por mulher)... que critica a repressão dos Direitos das mulheres… e em simultâneo, para cúmulo (!!!),… defende que se deve aproveitar a 'boa produção' demográfica proveniente de determinados países [aonde essa 'boa produção' foi proporcionada precisamente pela repressão dos Direitos das mulheres]… para resolver o deficit demográfico na Europa(!).
-2- Quem só vê um palmo à frente do nariz... anda por aí, de década em década, numa alegre decadência 'kosovariana'.
Não vamos ser uns 'parvinhos-à-Sérvia'... antes que seja tarde demais, há que mobilizar aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional (e coragem) para se envolver num projecto de luta pela sobrevivência... e SEPARATISMO-50-50!...
.
.
Anexo:
A NAÇÃO está a ser desmantelada... e já há quem esteja a posicionar-se: José Luciano Correia de Oliveira número dois do SIS foi contratado pelas autoridades chinesas - o 'protectorado' é estratégico para os chineses... Angola fará o mesmo...

Cláudia da Silva Tomazi disse...

O óbulo percorrera algumas léguas; no mais, e em distante espaço o passo, avança manso.

Anónimo disse...

Cláudia: não é óbulo, é óvulo. Só o óvulo (e o espermatozoide) interessa para a reprodução.

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...