sábado, 10 de novembro de 2012

Empobrecer não é sinónimo de ser Frugal


Há muita gente por aí que confunde conceitos e não sabe o significado das palavras. Muitas vezes essa "confusão" é intencional e tem objetivos obscuros (entram aqui conceitos ideológicos muito perigosos), outras vezes é o resultado de se falar com o coração (sob efeito da emoção) e não se prestar a devida atenção ao que diz . 

Há uma enorme diferença entre "empobrecer" e "ser frugal". 

De facto, todos temos de viver de forma mais frugal, gastando menos recursos para realizar as mesmas, ou ainda mais, tarefas, ou seja, fazendo mais com menos

Ser frugal é uma das medidas que temos de tomar para ser mais eficientes, a par da gestão, racionalização, avaliação, responsabilização e ética.

Agora, ser frugal nada tem a ver com "empobrecer", ou seja, ter, dispor, de menores recursos, ou recuar para níveis civilizacionais do passado.

Nós não temos de empobrecer. 

Não temos, mesmo. 

Temos é de ser mais responsáveis e eficientes com a forma como usamos os recursos que conseguimos gerar. E devemos fazer tudo para gerar ainda mais recursos, ou seja, DEVEMOS ENRIQUECER. Porque com isso melhoramos a nossa vida e fazemos avançar o país.

Ser frugal é uma atitude que permite tudo isto.

É uma forma de estar na vida e, acima de tudo, de respeito pelos outros e pelos recursos públicos. 

Digo isto ainda a propósito da confusão gerada recentemente, mas MUITO AFLITO por perceber que o Governo (e os seu ideólogos) não saber a diferença entre os dois conceitos.

Aflito porque, isso sim, é MUITO GRAVE.

2 comentários:

Pimpas disse...

Obrigada pelas palavras!

José Batista disse...

Ora bem, será assim?

Era bom que fosse.

Mas será? Por exemplo: na minha escola passámos, em pouco tempo, de cerca de duzentos almoços servidos a alunos para... mais de quinhentos! Ainda sem frugalidade. Mas a caminhar para lá.

Tomáramos que o problema fosse apenas de palavras (e de pensamentos). Ou de desejos. Mas a realidade começa a impor-se... Ou a sobrepor-se...

Desmintam-me por favor. De preferência com exemplos concretos.

Ficarei agradecido.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...