segunda-feira, 26 de março de 2012

Ciência com Todos


Deixo informação vinda de João Pedro Calafate sobre um interessante projecto de divulgação de ciência, com o qaul me mostrei solidário:

Ciência com Todos é um projeto de educação/divulgação de Ciência, que apresenta como principal finalidade melhorar a literacia científica dos cidadãos portugueses e outros interessados.

Este projeto apresenta um sítio na Web - http://cienciapatodos.webnode.pt - onde o utilizador poderá "dar asas" à sua curiosidade e imaginação (acerca da vida, do mundo e do universo que nos rodeia) colocando questões, relacionadas com a Ciência e a Tecnologia, para as quais não encontra uma resposta ou não encontra uma resposta cientificamente adequada e acessível e vê-las respondidas por especialistas de diversas áreas da Ciência e da Tecnologia.

O projeto conta atualmente com 167 colaboradores de várias áreas da Ciência, que constituem a sua comissão científica, sendo maioritariamente docentes doutorados de instituições universitárias portuguesas e/ou investigadores das mesmas ou de centros de investigação científica. Alguns destes colaboradores pertencem a instituições universitárias estrangeiras.

Um dos objetivos chave deste projeto é a indagação científica tanto por parte de alunos, de todos os níveis de ensino, como por parte dos professores de Ciências destes níveis.

Neste momento, o leitor poderá encontrar no sítio do CcT uma quantidade razoável de questões/respostas, de uma variedade de áreas científicas e temas, que apelam à curiosidade de cada um.

1 comentário:

  1. Agradeço ao Carlos Fiolhais a divulgação deste projeto e desafio todos os leitores do "De Rerum Natura" a lá - (http://cienciapatodos.webnode.pt)- irem e colocarem questões difíceis.
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.