sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O triste quadro do PROFESSOR no Brasil!

6 comentários:

Francisco J. A. de Aquino disse...

No Brasil, salários decentes para docentes somente nas universidades e institutos federais, e isso se eles tiverem grau de doutor. Na prática, a educação é secundária ou simplesmente esquecida.

Kynismós! disse...

Não sei como é em Portugal o quesito salário dos professores da educação básica, no Brasil a massa recebe em média essa miséria aí.

No quesito formação a coisa também não anda nada bem no Brasil, quatro fatores assolam a formação: a falta de base do alunos que se dispõem ao magistério, o pedagogismo generalizado nas faculdades e universidades, o paternalismo e condescendência na formação e a falta de perspectivas na carreira.

Ana Rodrigues disse...

Desculpem-me que vos diga, mas este post e estes comentários são demasiado redutores em relação a profissões que não requerem um diploma académico para serem exercidas. Um mecânico, um serralheiro ou qualquer outro profissional sem "canudo" não é menos do que um médico ou professor. Todas as profissões são importantes e necessárias nesta sociedade, como tal é justo que os salários sejam similares. Eu sou empregada de balcão e ao mesmo tempo estudo, ganho muito mal, trabalho mais de 50 horas por semana e não considero o meu trabalho inferior ao de um arquitecto ou de um investigador, por exemplo. É devido a esta forma de encarar a sociedade que países como Portugal e Brasil possuem aquelas desigualdades que todos nós conhecemos tão bem.

Kynismós! disse...

O problema, pelo menos no Brasil, não tem nada a ver com isso, e sim com a politicagem e falta de meritocracia...

VR disse...

«Se observador e coisa observada não se separam nitidamente, então ao avaliar um aluno estou também a avaliar-me a mim próprio. Antes havia quatro combinações possíveis: ou professor e aluno eram ambos maus, ou ambos bons, ou um deles era mau e o outro bom. A probabilidade teórica de o professor ser bom, sendo o aluno mau, era de 25%. Agora é nula. Eis o serviço que a Mecânica Quântica prestou à Educação.» - V. Rodrigues, Pensamentos, 2011

Cláudia S. Tomazi disse...

se por ensino for qualidade
que posto é valor naufragado
se o salário trás realidade
é bóia o professor brasileiro

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...