terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ALVES REDOL (1911 - 2011), CENTENÁRIO DO NASCIMENTO


Informação recebida da Hemeroteca de Lisboa:

Completaram-se em 2011 cem anos sobre a data de nascimento de Alves Redol. Trata-se de um dos mais importantes escritores portugueses do século XX, cujas obras ultrapassam o período temporal das suas vidas e que continuam tão vivas como quando surgiram. Por isso continuam as reedições dos seus livros, e alguns deles fazem até parte dos currículos escolares. Recordemos os romances Gaibéus e Barranco de Cegos, o livro para a juventude Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos, e os livros para as crianças A vida da Sementinha e Uma Flor Chamada Maria, entre outras obras não menos importantes.

Associando-se a estas comemorações, a Hemeroteca Municipal de Lisboa colocou na sua biblioteca digital um jornal pouco conhecido do grande público: o Goal. Semanário Ribatejano de Desporto, Literatura e Arte, dirigido por Alves Redol, e publicado em Vila Franca de Xira, em 1933 (acessível aqui). Divulgamos agora mais um conjunto de conteúdos digitais relacionados com autor (biografia, entrevistas, contribuições na imprensa, obras de e sobre Alves Redol existentes na Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa, para além de uma exposição virtual cedida pelo Museu do Neo-Realismo) - um contributo para revisitarmos a vida e obra de um melhores escritores do neo-realismo português, aqui.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...