domingo, 27 de novembro de 2011

Inédito no Brasil: Implementação de área de divulgação cientifica em Psicologia na Estação Ciência da USP



Nestas ultimas semanas após reuniões mantidas com a Profa.Dra. Emma Otta (Diretora do Instituto de Psicologia da USP) decidimos conceber e implementar uma nova área na Estação Ciência que trate de temas da Psicologia.A Profa.Emma deverá coordenar este inovador projeto.Temas como o papel da intuição emocional não-consciente para a aprendizagem eficiente deverá propiciar a reflexão sobre o papel das emoções na cognição e na aprendizagem.Simular a tomada de decisão em situações da vida real. Mostrar a importância da emoção no processo de aprendizagem, o que pode ser generalizado para a aprendizagem da matemática, aprendizagem social e aprendizagem em várias outras áreas, em que uma pessoa deve acumular informações das suas experiências e usar essas informações para atuar com vantagem em situações futuras.Outro tema será a Teoria dos Jogos que simula problemas da economia e da biologia .O estudo das táticas mais vantajosas num cenário onde esse dilema se repita é um dos temas da teoria dos jogos.Mais um tema a ser abordado visa discutir a Expressão de Emoções no Homem e nos Animais mostrando que há instrumentos que permitem classificar as expressões faciais de uma pessoa e quantificar sua ocorrência com base em filmagem. Mostrar que há treinamentos para aumentar a capacidade de reconhecimento de micro expressões faciais de emoções que ocorrem quando alguém tenta esconder suas emoções. Embora as micro expressões durem só uma fração de segundo, podemos aprender a reconhecê-las.Mostrar que as pessoas, mesmo sem treinamento, são capazes de identificar estados de ânimo.Charles Darwin dedicou um de seus livros à Expressão de Emoções( Livro The Expression of the Emotions in Man and Animals de 1872).Em breve na Estação Ciência!

Helio Dias-Diretor da Estação Ciência da USP

1 comentário:

João Pedro Calafate disse...

Todas as áreas do conhecimento são muito importantes para a compreensão do universo e planeta que habitamos e para a compreensão dos seres vivos, onde nós estamos incluídos claro. Neste sentido, e sendo a Psicologia uma Ciência (com as suas próprias especificidades), é de todo pertinente esta área ajudar as outras Ciências na construção deste conhecimento humano e daí a importância de sua divulgação e sua articulação com o resto das Ciências.
Muito interessante.
Cumprimentos!

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...