sexta-feira, 11 de novembro de 2011

11/11/11

A data 11/11/11 é muito fácil de fixar e também por isso está a ser utilizada para a divulgação de um evento inovador em Portugal, o lançamento do Projecto Nacional de Sequenciação do Genoma.

Mas o número de disparates que se ouvem e lêem hoje em Portugal e no mundo sobre o 11/11/11 são incríveis. Esses disparates são, em geral, do domínio da futurologia, a pseudociência que procura ver implicações em sequências de algarismos que mais não são do que coincidências. É claro que há coincidências, ao contrário do que transparece do título de uma conhecida escritora lusa.

No caso das datas, já tivemos o 01/01/01, o 02/02/02, o 03/03/03, o 04/04/04, o 05/05/05, o 06/06/06, o 07/07/07, o 08/08/08, o 09/09/09, o 10/10/10 e agora temos o 11/11/11. Para o ano teremos o 12/12/12. E depois acaba-se a brincadeira com estes números, pois já não há o 13/13/13 (seria o triplo azar para os supersticiosos. Este ano já tivemos outro número curioso , o 11/02/2011, que se pode ler de frente para trás e de trás para a frente. Alguém se lembra de alguma dessas datas? Mas talvez o 11/11/11 seja mais fácil de fixar: não há o 00/00/00 e não haverá o 22/22/22.

O 11/09/01 (esse todos se lembram por causa do ataque às torres gémeas) ajudou à disseminação do disparate: eram duas torres altas, tal como um 11 e um dos voos tinha o número 11. New York City tem 11 letras (coincidência, Jesus Cristo também tem!). E há quem queira encontrar o 11 em todo o lado a propósito desse evento. Mas a numerologia funciona assim: procura-se o 11 de qualquer maneira, se não se encontra (na maior parte dos casos) esquece-se e, se se encontra, lembra-se (em muito poucos casos). É tudo menos ciência. Os numerologistas prevêem tudo, mas só depois de ter acontecido!

Por vezes não há coincidências, e outras vezes elas são forçadas: a 1ª Guerra Mundial acabou oficialmente em 11/11, mas de 1918. E apesar de ter acabado às 11h10 há quem acrescente um minuto e diga que foi às 11h11... De qualquer modo hoje celebra-se o Armistício.

O dia 11 de Novembro é decerto lembrado por quem faz anos nesse dia. Entre os países a Polónia faz anos neste dia (a independência foi após a 1ª Guerra Mundial) Angola faz anos neste dia,e Angola também faz anos nesse dia (a independência foi em 2005, às 11 h da noite, quer dizer às 23h). No numeroso grupo dos actores internacionais fazem anos hoje o Leonardo di Caprio e a Demi Moore e os numerologistas acharão talvez que é uma coincidência cósmica o facto de já terem namorado um com o outro! Mas, de facto, o Di Caprio já namorou tantas raparigas que alguma tinha de ter o mesmo dia de aniversário que ele...

PS) Hoje é Dia de São Martinho e São Martinho tem 11 letras, se não abreviar o São!

17 comentários:

Abobrinha disse...

Armistício da 1ª guerra mundial? Mas se essa guerra foi de 1914-18, como pode ter sido o armistício antes de ter começado? E em 2011? Não creio...

Anónimo disse...

Disparate ou confusão,
tudo é possível na vida:
o que importa é, de seguida,
pôr as dúvidas no são!

JCN

A.G.M. disse...

Desculpe mas há aqui grande confusão.
A primeira Guerra foi em 28 de Julho 1914 a 11 Novembro de 1918.

Anónimo disse...

Boa leitura para cegos que não querem ver, mesmo que sejam doutorados.

Ana disse...

Hum, houve aqui alguma gralha que entretanto foi corrigida? Confesso q não estou a perceber as dúvidas.

Ana disse...

Aahahahahah ai o Dr Beagle, a fraude conspiranóica, é que é o que vê a verdade?? LOOOOOOOOOOOOOL!!!

Se ele até já foi desmascarado por pessoas q o conheciam de perto e de forma pessoal! :D LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL Nas palavras de um deles: "Bill Deagle creates conflict and chaos wherever he goes.",

Enfim. Já dizia o grande Sagan: ‎"Vivemos numa sociedade intensamente dependente da ciência e da tecnologia, em que quase ninguém sabe algo sobre Ciência e Tecnologia"

Mas claro, os cientistas, como sempre, é q são os cegos. Passar anos a estudar e aprofundar conhecimentos, qué isso?... ná, agora temos a wikipedia, o google e o youtube, quem é que precisa de estudar, hum?... (Bazinga! ;) )

Anónimo disse...

Lamento terem-me tirado a voz no "De rerum natura"! Incomodava os humanóides?... Terá sido por eu perguntar o que se encontra escrito, em grego, à volta dos medalhões dos Reis Católicos que figuram na fachada plateresca da Universidade de Salamanca?... Estou em crer! JCN

Anónimo disse...

O conhecimento não é neutro, se estudou assim tanto devia saber isso. Já ouviu falar em cientistas dissidentes? Há um bom remédio para especialistas sem inteligência, o desemprego!
É preciso saudar os cientistas que se afirmam contra a carneirada, sabe porquê? Porque é daí que vem a melhor ciência. A história prova-o, basta olhar para o último prémio Nobel e a ideia dos quasi-cristais. É sempre a mesma coisa. A ciência está a ser usada para a destruição do Homem como nunca, não o contrário, acorde.
Factos são factos, provem-me o contrário:
http://recusecontadoresinteligentes.blogspot.com/

Anónimo disse...

Só para dar um exemplo gritante de boa ciência esmagada por décadas de inquisição. Tenham cuidado para não serem engolidos por um "buraco negro":Universo Eléctrico

Anónimo disse...

Será que poderia elucidar-me sobre o que dizem os medalhões dos Reis Católicos que figuram na fachada plateresca da Universidade de Salamanca?

A.G.M. disse...

Atenção ás precipitações.
O post do Prof. Fiolhais está 100% certo.

Todos os anos no dia 11 de Novembro (11/11) no Reino Unido e em toda a Commonwealth (comunidade de países de tradição britânica) celebra-se o Remembrance Day também conhecido como Dia do Armistício.
Esta data é celebrada desde o fim da Primeira Guerra Mundial, em homenagem a todos os soldados mortos em combate, não só durante essa guerra, mas também em todas as guerras em que tombaram soldados da Commonwealth.

Anónimo disse...

Se tivessem pena dos soldados, não tinham patrocinado as guerras. Será que não sabe quem patrocinou Hitler e a sua máquina de guerra? Sim, são os mesmos por detrás desse mesmo império da Commonwealth.
Estamos fartos de aparências e memórias curtas.
As provas são tantas que até chateia:
http://www.youtube.com/watch?v=h58oYvHPztQ

joaocastronunes@gmail.com disse...

Teria muito gosto em elucidá-lo acerca das legendas que envolvem os bustos dos Reis Católicos que figuram na fachada plateresca da niversidade de Salamanca caso vossemecê se digne começar por retirar a máscara do anonimato. JCN

Anónimo disse...

Ola,

O disparate, por definição, não tem ponta por onde se lhe pegue mas, ja agora, tentando o impossivel, podemos salientar que dias 11.11.11, desde o ano 0, em rigor, ja houve pelo menos 3 antes da passada 6a feira...

Que eu saiba, ninguém ficou particularmente marcado pelas catastrofes ocorridas a 11 de novembro do ano 11, ou do ano 111, ou do ano 1111.

Portanto o ano de 2011, que até mete um algarismo diferente ao barulho, podia perfeitamente ser deixado sossegado.

Boa continuação

joão viegas

Anónimo disse...

Pelo visto, caro anónimo das legendas, o que vossemecê queria... era música! JCN

Cláudia S. Tomazi disse...

Sabemos onde tem asas
também tem imaginação
e nas espadas com asas
ali está nossa canção!

Anónimo disse...

Colocar-se atrás do muro
para uma pedra atirar
permanecendo no escuro
é de canalha... vugar!

JCN

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...