quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Como conhecer o céu nocturno — O Céu de Outono


Informação recebida do Planetário Gulbenkian em Lisboa:

No próxímo dia 7 de OUTUBRO (uma sexta-feira), pelas 21:30, Guilherme de Almeida fará uma palestra especialmente dedicada ao reconhecimento do céu de Outono.

É totalmente diferente das sessões habituais do Planetário. A entrada é grátis e estão desde já todos convidados a comparecer.

Admiram a beleza e imponência de um céu estrelado?

Gostariam de aprender a reconhecer estrelas e constelações?

Pensam que é muito difícil fazer essa aprendizagem?

A palestra começa mesmo às 21:30 e é feita a convite da Direcção do Planetário Gulbenkian, contando com a presença de membros da ANC - Associação Nacional de Cruzeiros. O conteúdo da palestra vai indicado seguidamente.

Título: "Como conhecer o céu nocturno — O Céu de Outono".

Resumo:

Quem é que nunca desejou saber identificar uma estrela, ou reconhecer uma constelação no céu? Ou localizar a constelação cujo nome está associado ao seu signo pessoal (por exemplo: Carneiro, Touro, Gémeos, Caranguejo, etc.)? Contrariamente ao que possa parecer, estas identificações são simples e acessíveis desde que seja seguida a técnica própria, fácil de aprender. A curva de progressão desta aprendizagem é rápida.

A palestra é constituída por duas partes:

1. Abordagem das técnicas e procedimentos, recomendações e métodos de identificação.

2. Aplicação prática com exemplificação dos métodos e procedimentos, utilizando o magnífico céu que o Planetário permite reproduzir

Na palestra serão abordadas algumas lendas sobre constelações, assim como a sistematização do céu ao longo dos tempos e algumas vantagens práticas associadas a esse conhecimento.

As técnicas acima referidas serão mostradas e aplicadas relativamente ao céu desta estação do ano. A palestra incluirá ainda diferentes métodos de orientação, assim como alguns conceitos úteis sobre o céu nocturno e a sua observação. Haverá oportunidade para que todos os interessados possam colocar perguntas ou esclarecer dúvidas.

Destinatários: todas as pessoas que sempre sonharam conhecer o céu nocturno e identificar estrelas e constelações com eficácia e segurança. Ou que desejam ampliar esses conhecimentos.

Duração aproximada: 50 min.

Local: o Planetário Calouste Gulbenkian-Centro Ciência Viva fica em Belém, em frente do Centro Cultural de Belém. Há lugar para 330 pessoas confortavelmente sentadas.

Aguardamos a sua presença e dos seus amigos!

2 comentários:

Cláudia S. Tomazi disse...

"Desperta tu que dormes". Ef 5,14

Helio Dias disse...

Ola Guilherme voce poderia me enviar seu e-mail de contato.Meu e-mail heliodia@gmail.com

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...