quarta-feira, 29 de junho de 2011

HISTÓRIA DA FÍSICA EM BLOGUE

Os trabalhos dos meus alunos da disciplina de "História da Física" no ano lectivo de 2010-2011 encontram-se no blogue "História da Física": aqui. Os artigos sobre temas de livre escolha dos estudantes cobrem toda a história da Física desde a Antiguidade até aos nossos dias. O último, de um estudante espanhol Erasmus, é um "Breve História da Física em Espanha".

5 comentários:

  1. O Carlos Fiolhais é professor de História da Física???? Sem nenhum trabalho de reconhecimento ou título académico no domínio?? Pobre está a História da Ciência quando é entregue a vulgares divulgadores. Pobre estará a Universidade de Coimbra quando ao invés de contractar algum dos vários doutores em História da Ciência - parte deles com licenciaturas em Física - que existem em Portugal a fazerem pós-doc, entrega assim a cadeira ao primeiro que aparece. É pornográfico.

    ResponderEliminar
  2. Caro AP. Escreva mais duas linhas e já pode entregar ao Carlos Fiolhais como trabalho da cadeira.

    ResponderEliminar
  3. Na universidade tinha 2 professores de História e Filosofia da Ciência. Um deles tinha um doutoramento mesmo nessa área. Era um zero à esquerda.

    ResponderEliminar
  4. Na Universidade tenho vários professores de cadeiras de Física, doutorados em Física, que são reconhecimente um zero à esquerda. Mas, ainda assim, parece-me melhor ter um doutorado em Física a leccionar, por exemplo, Mecânica clássica do que ter um Doutorado em História Medieval.
    E o que eu sei é que nenhum professor de História da Ciência que saiba da poda permite trabalhos finais de cadeira com nível wikipedia (nem tão-pouco se dá à arrogância de permitir que se escreva sobre o que se entender).

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.