quinta-feira, 19 de maio de 2011

Há dez anos...

Na sequência da publicação de um texto, da autoria de Maria Prata, sobre a polémica questão do empréstimo de manuais escolares aos alunos do Ensino Básico, deixamos aqui a ligação para um debate tido há dez anos numa revista on-line.

Pelos argumentos usados, poderá o leitor perceber a sua actualidade. Eis dois desses argumentos:

"As escolas portuguesas do 1.º ciclo não possuem armazém nem pessoal que possa gerir o stock dos livros, o seu empréstimo aos alunos, a aquisição das quantidades necessárias, etc. Transferir esse tipo de responsabilidades implicaria maiores custos administrativos e uma sobrecarga desnecessária para as escolas.

Dado que o valor envolvido nos manuais e materiais destes anos de escolaridade não é muito elevado, a melhor solução será, porventura, o apoio directo às famílias, ficando os próprios alunos como proprietários dos manuais e materiais. Esta solução teria ainda a vantagem de ter um impacto reduzido no mercado editorial."

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...