quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Universidade de Coimbra vai eleger um novo Reitor


A Universidade de Coimbra (UC) está em processo eleitoral para escolher um novo reitor, substituindo assim Seabra Santos, reitor em dois mandatos.

É uma fase crítica para a UC. O novo reitor terá desafios muito importantes pela frente, num cenário muito complicado que exige uma liderança forte e determinada.

Em confronto estão duas personalidades fortes e distintas, ambas com um curriculum de dedicação à UC. Têm visões diferentes para a Universidade, pelo que esta eleição constitui uma verdadeira escolha entre modelos significativamente diferentes para o futuro da UC.




Cristina Robalo Cordeiro, 56 anos, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) é actualmente vice-reitora da Universidade. Veja o seu perfil aqui. Ouça aqui a entrevista que lhe fiz para o programa de rádio inCentro da Rádio Regional do Centro (96.2FM).


João Gabriel e Silva, 53 anos, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) é actualmente director da FCTUC. Veja o seu perfil aqui. Ouça aqui a entrevista que lhe fiz para o programa de rádio inCentro da Rádio Regional do Centro (96.2FM).

O leitor tem opinião sobre este assunto? Quem pensa que deveria ser o novo reitor da Universidade de Coimbra? Deixe a sua opinião com um comentário breve.

Nota (20/1/2011): foi adicionado o vídeo da excelente reportagem feita pela UCV (Televisão Web da UC) sobre a apresentação das duas candidaturas.

20 comentários:

Anónimo disse...

Eu iria pelo Gabrieal, pois chega de vasos gregos! JCN

Anónimo disse...

Também estou farto de vasos gregos! e eu sei do que estou a falar ...

Anónimo disse...

Será que os malfadados vasos gregos... vão ser o mote da campanha?

Anónimo disse...

Nada se faz sem humor
em momento algum da vida,
à qual imprime sabor
como o sal faz à comida!

JCN

Anónimo disse...

Para quem não está em Coimbra...alguém me explica essa referência estranha aos vasos gregos?

Anónimo disse...

Vasos gregos, vasos gregos,
uma história de pasmar:
é preciso serem cegos
para os não descortinar!

JCN

Anónimo disse...

Os vasos gregos ainda
vão dar muito que falar:
agora estão na berlinda,
sendo um caso a decifrar!

JCN

Anónimo disse...

será que os vasos gregos têm alguma coisa dentro...

Anónimo disse...

Quem sabe, pá?!... JCN

FS disse...

Ainda que não tenha um particular interesse no futuro da instituição UC (desejo apenas como cidadão português que continue a assumir um papel de liderança no desenvolvimento e divulgação da ciência, na Europa e no Mundo), quero expressar aqui a minha estranheza pelo facto de ser negligenciado o outro candidato (condicionado) na disputa da Reitoria da UC. (ver http://ipsilon.pt/Educação/dois-candidatos-a-reitor-da-universidade-de-coimbra-confirmados-e-um-norteamericano-condicionado_1475107)
Essa desconsideração pode configurar um sintoma de NIH (um síndrome que tem alguma expressão na conduta tipicamente portuguesa, ver http://en.wikipedia.org/wiki/Not_Invented_Here) ou ser a mera consequência das eventuais condições que impedem a priori a elegibilidade do candidato "externo" à instituição.
(No meu modesto entendimento, o "rigor" (leia-se "complexidade") empregue na formalização e avaliação de candidaturas parecem em muitos casos ter que ver apenas com o aumento na facilidade da utilização de detalhes processuais para rejeição liminar de algumas candidaturas.)

Respeitosos cumprimentos.

J. Norberto Pires disse...

Esclarecimento: adicionarei detalhes sobre o 3º candidato caso ele se confirme e quando ele apresentar a sua candidatura.

Percebo e concordo com o reparo sobre as "dificuldades" colocadas a candidaturas exteriores. No futuro, os reitores têm de ser obtidos fazendo um "search" internacional. Sem dúvida nenhuma. Mas, talvez sejam muitos passos de uma só vez.
:-)

Anónimo disse...

Um Reitor americano
na nossa Universidade
era o mesmo que um cigano
renegar a identidade!

JCN

Anónimo disse...

Para Coimbra aceitar
na sua Universidade
em termos de autoridade
uma qualquer entidade
de uma outra comunidade
era preciso talvez
fundar Coimbra outra vez
e seu passado apahar!

JCN

Anónimo disse...

Qual o porquê da sua candidatura?
Porque sou vice-reitora à 8 anos.

Anónimo disse...

Reitor americano nem pensar
nossos filhos e amigos também precisam de mamar

Anónimo disse...

Para o curioso anónimo das 19:13 do dia 19:

Eu vou deixar em suspenso
para uma outra ocasião
o que desde há muito penso
desta bizarra questão.

JCN

Anónimo disse...

Na nossa Universidade
é hora de os cientistas
darem continuidade
aos extintos humanistas!

JCN

Anónimo disse...

Nos seus tempos de rapaz,
conforme alguém constatou,
Salazar também andou
dos vasos gregos atrás!

JCN

Anónimo disse...

O maior mal, se calhar,
da velha Universidade
foi Erasmo recusar
o convite da entidade!

JCN

Anónimo disse...

Dou um conselho aos votantes da UC. Escolham quem quiserem mas não escolham malta das ciências "esotéricas" da educação. Quem os avisa amigo é.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...