segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

NOVOS LIVROS DA GRADIVA

Informação recebida da Gradiva sobre lançamentos em Janeiro:

- David Ruelle
O Cérebro do Matemático
Os conceitos essenciais da matemática e cérebros que os criaram


Um livro feito de histórias de matemáticos – os seus ditos espirituosos, excentricidades, tragédias pessoais, comportamentos bizarros, acessos de loucura, fins trágicos e assombrosas descobertas de beleza sublime. Mas também um livro informativo, que explica de modo apelativo, divertido e inteligível os conceitos matemáticos em discussão e permite compreender os nossos processos de pensamento matemático e filosófico. Uma abordagem a tocar a psicologia porque, como o autor afirma repetidamente, «a matemática é uma actividade humana».
«Ciência Aberta», nº 187, 272 pp., € 18,00

- João Caraça, Vítor Cardoso, Paulo Crawford, Alfredo Barbosa, Henriques, Robert Kennicutt, Yasser Omar
Nas Fronteiras do Universo

Fruto de um ciclo de conferências promovido pelo Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, este livro é divulgação científica no seu melhor, reunindo contribuições dos mais conceituados especialistas nacionais e estrangeiros nos campos da física e da astronomia. Textos acessíveis que constituem excelentes introduções ao estado da arte da investigação astrofísica. Livro ilustrado, com várias fotografias espaciais belíssimas.
«Fora de Colecção», nº 346, 92 pp., € 12,00

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.