segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O BICHINHO DAS BOAS FESTAS

Partilhamos um dos mais originais cartões de boas festas que recebemos:

Portugal tem um novo troglóbio, a nova espécie Litocampa mendesi.

É o primeiro dipluro troglóbio de Portugal, acrescentando uma nova ordem à fauna cavernícola portuguesa e pertence à família Campodeidae. Os dipluros são hexápodes antigos, desprovidos de olhos e de asas, que vivem associados ao solo ou em cavidades. Esta espécie é o representante mais ocidental do género Litocampa na Europa, cuja espécie mais próxima se encontra nas grutas da Cantábria.

Aproveito a ocasião para vos desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Sofia Reboleira

3 comentários:

José Batista da Ascenção disse...

Boa ideia. Espero que no verso, o postal tenha algum tipo de descrição/explicação resumida.
Boa ideia, repito, mas não original. Há duas décadas que o Professor Jorge Paiva faz cartões de Boas Festas com motivos ambientalistas, com fotografias lindíssimas e pertinentes (este ano do "Narcissus calcicola" Mendonça) e um texto de mensagem, razoavelmente longo, em duas línguas: português e inglês. Eu considero cada um desses cartões uma (agradável) aula de ciência biológica, em ecologia e ambiente, muito bem "encaixada" nas épocas natalícias.
Alguém, em boa hora, lhe sugeriu publicá-los em livrinho. Bem andariam as instituições, em particular a Universidade de Coimbra, em apoiar esse projecto. É que já lhe vai sendo dífícil suportar economicamente a produção e envio dos cartões e, como ele próprio diz, enviá-los por "e-mail" não é a mesma coisa. O que é uma pena, porque há pessoas que os coleccionam, há professores que os usam nas aulas e há manuais de algumas disciplinas que os reproduzem. Ora, todos sabem(os) que é o autor que suporta (todos) os custos. Naturalmente, da minha parte quero (antecipadamente) o livrinho e, claro, nem me importo nada de antecipadamente o pagar.
Mas também sou dos que continua a receber (e a esperar até receber) o postal de cada ano. Grátis. Mas como poderia eu colaborar na despesa?
Desculpem ter trazido aqui o assunto. Pareceu-me oportuno.
Só espero que o Professor Paiva não se zangue comigo...

José Batista da Ascenção disse...

No comentário que fiz anteriormente, no último parágrafo, onde escrevi ..."sou um dos que continua"..., devia ter escrito ..."sou um dos que continuam"...

joão boaventura disse...

Chove. É dia de Natal.
Lá para o Norte é melhor:
Há a neve que faz mal,
E o frio que ainda é pior.
E toda a gente é contente
Porque é dia de o ficar.
Chove no Natal presente.
Antes isso que nevar.
Pois apesar de ser esse
O Natal da convenção,
Quando o corpo me arrefece
Tenho o frio e Natal não.
Deixo sentir a quem quadra
E o Natal a quem o fez,
Pois se escrevo ainda outra quadra
Fico gelado dos pés.

Fernando Pessoa

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...