quinta-feira, 11 de novembro de 2010

HAWKING SOBRE O ESPAÇO E SOBRE A CONSCIÊNCIA

Dado o interesse suscitado pela recente entrevista do astrofísico Stephen Hawking aos leitores da "Time", traduzi mais duas das dez respostas que deu, agora sobre o espaço e a consciência:

"-Pensa que a nossa civilização sobreviverá o suficiente para dar o salto para o espaço profundo?" (Harvey Bethea, Stone Mountain, Ga.)

- Penso que temos uma boa probabilidade de sobreviver o tempo suficiente para colonizar o sistema solar. No entanto, não há nenhum sítio tão adequado como a Terra, de modo que não é claro se sobreviveremos se a Terra ficasse impracticável para ser habitada. Para assegurar a nossa sobrevivência a longo prazo temos de chegar até às estrelas. Isso vai demorar muito mais tempo. Resta-nos desejar que consigamos lá chegar.

- O que julga que acontece à nossa consciência depois da morte? Elliot Giberson, Seattle

- Penso que o cérebro é essencialmente um computador e a consciência é como um programa de computador. Deixará de funcionará quando o computador for desligado. Teoricamente, poderia ser recriado num rede neuronal, m,as isso seria muito difícil, uma vez que exigiria todas as memórias de uma pessoa."

3 comentários:

Anónimo disse...

Para novas petrguntas estúpidas... outras tantas respostas não menos estúpidas! JCN

Leonardo disse...

Sem querer fazer auto-propaganda.

Portanto, com respeito:

http://www.leonardovalverde.com/a-causa-material-do-universo-vedanta-fisica-stephen-hawking/

Isso pode ajudar como contraponto ao 'debate'.

Professor Pardal disse...

alguém sabe qual é o objeto fabricado pelo homem mais rápido do universo?

a velocidade da luz é 1 bilião de km/h, uma "nave" que se "movesse" a 500000 km/h demoraria 2000 anos a chegar a uma estrela a 10 anos/luz, obrigando a substituir os fluidos corporais dos/as "astronautas" por etanol e a congelá-los em seguida.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...