quarta-feira, 24 de novembro de 2010

AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DO MILLENNIUM ECOSYSTEM

Informação recebida do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra:



CICLO DE CONFERÊNCIAS - BIODIVERSIDADE 2010

No âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, o Museu da Ciência, em colaboração com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, organiza um conjunto de conferências sobre biodiversidade destinadas ao público em geral. Mensalmente, entre Maio e Dezembro, cientistas convidados abordarão diversos temas relacionados com os factores que afectam a biodiversidade e os desafios que se colocam à sua conservação.


PRÓXIMA CONFERÊNCIA
02 DE DEZEMBRO | 15H00
Entrada livre

ECOSSISTEMAS PORTUGUESES: ESTADO ACTUAL E PERSPECTIVAS PARA O SEU FUTURO
Henrique Pereira, Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
O nosso estilo de vida actual permite-nos viver de uma forma aparentemente isolada dos ecossistemas. Na realidade dependemos dos ecossistemas para serviços tais como a produção de madeira e a regulação do clima. Aqui apresentamos os resultados da Avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment (ptMA). Os ecossistemas portugueses produzem uma riqueza económica notável. Por exemplo, o nosso país é responsável por mais de metade da produção de cortiça mundial. No entanto muitos dos nossos ecossistemas estão degradados. Cerca de 40% dos meios hídricos superficiais estão em mau estado, muitos recursos pesqueiros marinhos estão sobre-explorados, e os ecossistemas florestais têm sido fustigados pelos incêndios. Assim, não é surpreendente constatar que a biodiversidade está num estado preocupante. Cerca de 30% das espécies de vertebrados terrestres encontram-se ameaçadas. A mitigação destes problemas ambientais passa por uma atitude pró-activa da sociedade e pela incorporação do valor económico dos serviços de ecossistema nos processos de decisão.

BIODIVERSIDADE: UM COMPROMISSO GLOBAL
Helena Freitas, Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
A biodiversidade é a matéria-prima dos ecossistemas. Captura carbono e energia, recicla a água e os nutrientes do solo. Estes processos, e a estrutura dos ecossistemas que os controlam, beneficiam a sociedade, prestando serviços e bens como os alimentos, os combustíveis, a água potável ou a regulação do clima. De acordo com a avaliação do Millennium Ecosystem Assessment, cerca de 60% dos serviços dos ecossistemas sofreram uma acentuada degradação à escala global, a maioria nos últimos 50 anos. Serão apresentados e discutidos alguns compromissos políticos e científicos considerados necessários para contrariar este ciclo insustentável.

Mais informações aqui.

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...