quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ciência da treta: cura pela água


Tive conhecimento através de um amigo da "cura pela água", um método de cura para muitas condições clínicas (dor, úlcera gástrica, SIDA), que passa pela simples ingestão de água. Óptima ideia, é a homeopatia levada ao extremo: para quê fingir que há uma substância activa diluída, embora analiticamente indetectável no remédio homeopático e não assumir que é apenas água?

O método é proposto pelo Dr. B, uma opção sensata de marketing para quem se chama F. Batmanghelidj. Pior só se chamasse Eyjafjallajoekull (ou vulcão E.). E o bom Dr. B. dá os seus bons conselhos no site: "Você não está doente, está com sede. Não trate a sede com medicamentos" e, claro, na sua loja on-line vende nada menos do que quatro livros que ensinam a beber água. Mas a parte mais interessante são os "documentos científicos", que passo a comentar:

- Apenas 2 dos 14 "artigos científicos" apresentados constam da PubMed, a base de dados de literatura médica mundial, com cerca de 20 milhões de artigos até à data. Esses dois são muito antigos (1987 e 1983). Um deles é o resumo de uma palestra que ele deu como convidado na sua própria fundação (!!!) e diz respeito à dor. O outro é um editorial e diz respeito ao tratamento da úlcera gástrica. Ambos têm como base a sua prática clínica numa prisão iraniana, onde esteve preso por crimes políticos.

- Na prática, os dois artigos indexados no PubMed são dois relatos da sua experiência como médico (e preso) numa prisão no Irão. Não são artigos de investigação, com materiais e métodos cuja correcção possa ser aferida, são mais como "dois artigos de opinião sobre assuntos médicos".

- Os restantes 12 artigos são publicados num jornal que não consta do PubMed, chamado "Science In Medicine Simplified", sendo a instituição a que está associado o Dr. B a "Foundation for the Simple in Medicine". Ou seja: o Dr. B. tem uma fundação e uma revista com o mesmo nome, onde publica os seus artigos "científicos", porque não são aceites em nenhum sítio sério.

- Por um sítio sério entende-se uma publicação que submeta os artigos à "revisão pelos pares", ou seja um editor envia o artigo submetido a dois ou três cientistas da mesma área de investigação, que verificam se o trabalho não tem erros metodológicos, se as conclusões não são abusivas, etc. NENHUM dos 14 artigos passou por este processo.

- Isto é portanto, um caso de pura pseudociência. Um verdadeiro Método do Bosão de Higgs.

- Dito isto: claro que se as pessoas não beberem água morrem e a hidratação é importante para a saúde. Mas isto é senso comum. Não deixe que lho vendam!

Uma excelente análise deste caso que encontrei aqui.

3 comentários:

João André disse...

Só não compreendo como pode a justiça deixar passar em claro estas burlas. Se eu tentar vender algo falso (digamos, uma capa de super-homem anunciando que dá de facto a possibilidade de voar) posso ser processado (criminalmente se alguém ficar ferido por isso). Porque razão não fazer o mesmo com estes casos?

leonor disse...

A água pode até causar morte, mas diria que mais por afogamento do que por ingestão acima da dose letal... ;)
será que é isso que os livros do senhor ensinam? a evitar estas duas situações?

Pedro Mourão disse...

O mundo está repleto e pseudo-cientistas. Triste, mas verdade.
Vi este video e acho que tem muito haver com o que está escrito no artigo acima.
O video é uma palestra intitulada"A volta dos deuses embusteiros" http://www.cpflcultura.com.br/site/2009/12/01/integra-a-volta-dos-deuses-embusteiros-lobao-campinas/

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...