quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CINCO PARA A MEIA NOITE

Minha participação no programa da RTP2 "Cinco para a Meia Noite", um talk-show da responsabilidade às terças-feiras de Fernando Alvim, na noite passada: aqui.

2 comentários:

António Piedade disse...

De facto foi muito divertido.

Anónimo disse...

A propósito da pergunta "é o universo infinito?", acho que a resposta podia ter sido mais esclarecedora sem entrar em detalhes técnicos. A saber, convinha primeiro estabelecer o que se entende por "um universo infinito."

Sendo o universo "tudo," então um universo só pode ser finito se for fechado. Mas um universo pode ser fechado e, ao mesmo tempo, o seu volume espacial não parar de crescer ao longo da coordenada temporal.

Embora isto seja um aspecto subtil, é verdade que as equações de Friedmann admitem um universo fechado que nunca colapsa se a densidade de energia escura for suficientemente grande.

Actualmente, os dados experimentais são compatíveis com um universo plano, sendo também compatíveis com um universo fechado ou aberto desde que com uma curvatura pequena. Embora tudo indique que o universo não vai colapsar, mesmo na eventualidade de ser fechado. (Isto se comprarmos o modelo LambdaCDM.)

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...