terça-feira, 31 de agosto de 2010

O MUSEU DOS BICHOS


Alexandra Prado Coelho no último suplemento ípsilon do jornal Público fala de alguns museus de ciência nacionais que surpreendem os visitantes. Excerto:

"Mais uma vez fazemo-nos à estrada. Próxima paragem, e última: Coimbra. Estacionamos à porta do Museu de Ciência, antigo Laboratório Chimico, criado no final do século XVIII pelo Marquês de Pombal. Do outro lado da rua, no edifício do Colégio de Jesus, que aguarda obras de remodelação (quem sabe se então se encontrará o Teatro Anatómico que se supõe que aqui existia?) -, nascerá o segundo núcleo do Museu da Ciência, integrando parte dos impressionantes espólios dos Gabinetes de Física e História Natural da Universidade.
Trata-se de um investimento - da Universidade, com a Câmara - calculado entre os 15 e os 20 milhões de euros. Para valorizar colecções que, não se tem cansado de repetir o director do museu, Paulo Gama Mota, "têm relevância mundial."

Na imagem, a grande baleia da secção de História Natural do Museu, no Colégio de Jesus, a que antigamente o povo chamava o Museu dos Bichos, e que está a ser alvo de um grande projecto de modernização. Em breve está a abrir, mesmo ao lado, ao público o Gabinete de Física Experimental pombalino.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.