sexta-feira, 9 de julho de 2010

A vida depois do Google

Do "Destak" de hoje destacamos a crónica de J. L. Pio Abreu:

Se me mandassem para o fim do mundo e permitissem que levasse alguma coisa comigo, eu não hesitaria: levava o Google. Aliás, nem precisava de o levar.

O Google está por todo o lado (menos na China, ao que dizem). O que eu precisava, então, era de um aparelho qualquer que permitisse a ligação, mesmo que fosse pequeno e já velho, daqueles que se vendem na candonga ou se encontram no café do bairro.

Sem o Google, o que podia eu fazer contra as patranhas que me metem pelos ouvidos adentro, pela cabeça abaixo ou mesmo por estes olhos que a terra há-de comer? Não. Eu preciso do Google para ir às fontes, para ouvir opiniões diversas e descobrir quem está por detrás delas e com que intenção.

Preciso também do Google para me corrigir a mim próprio. Quem sabe se alguma coisa que eu digo, porque me vem à cabeça, não é a mais rotunda das asneiras contaminada pelo ruído informativo que me cerca sem que eu tenha sido ouvido nem achado? Quem me diz se o que eu penso e digo não faz parte daquela corrente de informação que anda atrás de mim sem que eu faça um esforço para a procurar?

Se eu não tivesse o Google, como descobriria aqueles que me podem ajudar num projecto em que decida envolver-me? Como poderia eu saber que a mínima decisão, como ir a um médico, usar um cartão de crédito ou meter o meu voto numa urna, não estaria a contribuir para me lançar no abismo?

Podem mandar-me para qualquer lado, sim, mas onde eu possa ter o Google. Não me mandem, por isso, para a China, nem me digam que a China é o país do futuro.

Jose Luis Pio de Abreu

3 comentários:

Francisco Trindade disse...

O que o Jose Luis Pio de Abreu quer do google é a menina da foto só que não tem a coragem para o dizer...

Ai meu Deus disse...

Se isto é um texto de ataque à China, ok. Se é um texto de defesa do Google (o motor de pesquisa Google? ou a empresa Google?), já não tanto ok.

Primeiro porque há alternativas ao Google. Segundo, porque a Google sabe demasiado sobre nós. Terceiro, porque a Google está a engolir a concorrência, perigosamente para todos nós (e não apenas para a concorrência).

Digo-o eu, que sou fã da Google (e do Google e do Google Chrome...). E "provo"-o aqui (por exemplo) ou aqui

Anónimo disse...

Achio que Pio está certo, não desejaria a mulher do próximo, ainda que o próximo não esteja tão próximo... Ela está é realmente vestindo a teshirt, e não tirando, há o frio eterno do convite estéril à acoplamentos subumbilicais ilegais promotores de crimes e de progênie indesejada - raros os que gostam de usufruir balinha com embalagem - e pelo sinal virtual do anular esquerdo, é mostrado subliminarmente que a cidadã já desfrutou ou desfruta de experiências conjugais legais. Melhor onanismo responsável que repetir erros crassos típicos de plataformas caninas.

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...