sexta-feira, 26 de março de 2010

UMA PEQUENA GRANDE EDITORA


A Editorial Prometeu de Emídio César de Queiroz Lopes, sediada no Estoril, para além de uma muito interessante e útil maleta pedagógica para iniciar as crianças na aritmética, editou e vende apenas três livros. Mas que livros! São três obras maiores da história da ciência, que, graças ao esforço do tradutor-editor, ficaram à nossa disposição em língua portuguesa:

- René Descartes, Geometria, 2001
- Isaac Newton, Método das Fluxões, 2004
- Christian Huyghens, Tratado da Luz, 2007

O tradutor-editor anuncia ainda traduções de Antoine Laurent Lavoisier e de Augustin Fresnel. Mas quem é ele?

Do sítio da editora transcrevo a nota biográfica:

"Emídio César de Queiroz Lopes nasceu no Porto e estudou em Coimbra onde se licenciou em Ciências Físico-Químicas em 1955. Trabalhou em laboratórios das indústrias petrolífera, metalúrgica e siderúrgica e desenvolveu actividade na indústria dos óleos essenciais. Leccionou as disciplinas de Física, Química e Matemática no ensino particular e oficial, foi nomeado como orientador pedagógico e presidiu a formação de professores na disciplina de Matemática. Após a reforma, dedicou-se à tradução de livros científicos da sua área profissional e ao ensino da aritmética, em regime de voluntariado, para as primeiras idades."

É uma pessoa que não só dedicou a sua vida ao ensino das ciências como, com a sua empresa unipessoal, continua a dedicar. Bem haja!

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelo seu bem haja! Pode ver e extrair gratuitamente obras primas da literatura científica em www.editorialprometeu.pt.
    Estão à disposição os livros Tratado das Fluxões de Newton (20€), A Geometria de Descartes (15€) acrescidos de correio.

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.