E O MENINO JESUS SABE FÍSICA?

A resposta também já foi dada neste blogue: aqui.
Na imagem: Max Ernst - Virgem sovando o menino Jesus perante três testemunhas: André Breton, Paul Éluard e o pintor

A resposta também já foi dada neste blogue: aqui.
Na imagem: Max Ernst - Virgem sovando o menino Jesus perante três testemunhas: André Breton, Paul Éluard e o pintor
O blog que partilha o título com o poema de Lucrécio fala também de várias coisas do mundo, procurando expor a sua natureza. Parte da realidade do mundo (o nosso mundo, feito de átomos e espaço vazio) para discutir o empreendimento humano da descoberta do mundo, que é a ciência, e as profundas implicações que essa descoberta tem para a nossa vida no mundo.
E que Física saberia Breton para vir a ter tantos discípulos, mais ainda do que Einstein ou o Manchester United?
ResponderEliminarHoje em dia, ter muitos discípulos não fica bem a ninguém.
O mais alarve deste post, que é repetido, é a sugestão que os filósofos devem ser discíplos daqueles que sabem de física. Mesmo que seja obscuro a que física se se refere Fiolhais. Se a física tal como hoje a concebemos, ou se da física tal como era concebida na época do menino jesus. Mais um post "pós-Moderno" do Fiolhais.
ResponderEliminarÓ pá! como é que o Menino-Jesus não havia de saber Física... se foi Ele quem criou o Universo?!... JCN
ResponderEliminarJoão de Castro Nunes
Meus caros,
ResponderEliminarsaberia o menino jesus que a uma (má) acção corresponde, obrigatoriamente, uma reacção (neste caso uns bons açoites no rabo)?
- ai, ai, ai! que menino que tão feio!
Não soubesse Ele... outra coisa! JCN
ResponderEliminarPara o Menino-Jesus
ResponderEliminarem toda a sua extensão
conhecer também a cruz
de uma boa educação,
algumas vezes teria
recebido umas palmadas
que por sua Mãe Maria
lhe teriam sido dadas.
Nada tem de especial
nem de falta de sentido,
pois que no fundo era igual
a qualquer recém-nascido.
Assim foi que o imaginou
recentemente um pintor
que na tela o retratou
deste modo inovador.
Tornou-se assim mais humano,
mais igual a todos nós,
o Menino soberano
que assumiu a nossa voz!
JOÃO DE CASTRO NUNES
Só se teriam perdido
ResponderEliminarse no chão terão caído!
JCN