sábado, 7 de novembro de 2009

ESCOLAS OLÍMPICAS APRESENTAM PROJECTOS


Informação recebida do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra:

Dia 8 de Novembro às 17 horas

Jovens medalhados contam no Museu da Ciência da UC como conseguiram o melhor resultado olímpico de sempre para Portugal

Não têm ainda idade para frequentarem a Universidade, mas são preparados ao mais alto-nível pelas Escolas Olímpicas da Universidade de Coimbra (UC). Em 2009, conseguiram para Portugal o melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Internacionais de Matemática e de Física. Quais são os segredos destes jovens atletas? Quais os planos das escolas olímpicas para a nova temporada? No arranque do ano olímpico, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra promove, no dia 8 de Novembro (domingo), pelas 17h00, a sessão de apresentação da edição 2009/2010 dos projectos das Escolas Olímpicas da UC "Delfos" e "Quark!", que contará com a presença de alguns dos medalhados.

Desde o início da participação de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática e Física que a Universidade de Coimbra tem vindo a preparar as equipas de jovens pré-universitários que representam Portugal nessas competições. Em 2009 estas equipas conquistaram um elevado número de medalhas nas competições internacionais, no melhor resultado global da história de participação olímpica portuguesa. Na competição de Matemática, os seis alunos portugueses alcançaram a primeira medalha de prata, três de bronze e duas menções honrosas; em Física, os cinco jovens representantes de Portugal arrecadaram três medalhas de bronze.

As escolas olímpicas da UC, “Delfos” e “Quark!”, acolhem anualmente largas dezenas de jovens talentos, oriundos de vários pontos do país. Estas “escolas” de excelência, combinam sessões presenciais aos fins de semana com formação à distância pela Internet e contam com a colaboração das Sociedades Portuguesas de Matemática e de Física.

No Museu da Ciência da UC, as escolas irão apresentar os projectos para a nova temporada. No novo ano olímpico, em parceria com a escola Quark!, o Jazz ao Centro Clube irá promover nas noites de sábado dos fins de semana quarkianos uma série de tertúlias abertas ao público em geral, com a presença de artistas e agentes do meio jazzístico, onde serão debatidos vários aspectos da relação entre a música improvisada, a ciência e as tecnologias.

Uma outra novidade para 2009/2010 é a organização de um ciclo de palestras sob o tema “Ciência e Ficção”, promovidas pelo Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, sedeado no Departamento de Física da UC. Estas palestras são abertas ao público e contarão com alguns convidados de renome da divulgação científica em Portugal.

Os projectos olímpicos "Delfos" e "Quark!" são apoiados por conjunto de empresas tecnológicas com ligações directas à Física e à Engenharia Física, como a ISA, empresa de Coimbra na área da instrumentação e telemetria criada por Engenheiros Físicos da UC.

Mais informação sobre os projectos Delfos e Quark em:

http://mat.uc.pt/~delfos
http://quark.fis.uc.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

No 3º lugar do pódia deveria estar 1+(raíz de 4), não?

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...