segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Setembro no Museu da Ciência

Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

PRÉMIO:


O Prémio Ackermann é atribuído anualmente pela EACSL (European Association for Computer Science Logic) ao melhor trabalho científico na área da Lógica em Ciências da Computação. Na sua edição de 2009, o prémio foi atribuído a Jakob Nordström pela sua tese de doutoramento intitulada Short Proofs May Be Spacious: Understanding Space in Resolution, trabalho desenvolvido no Royal Institute of Technology, em Estocolmo (Suécia).

SUGESTÕES:

- COMO OS ROMANOS VIAM O CÉU (10 de Setembro)
Se tem curiosidade em saber como os romanos viam o céu, passe pelo Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, a partir das 23h00.

- OS VALORES DA CIÊNCIA NA TEORIA DA EVOLUÇÃO (24 de Setembro)
Alexandre Quintanilha (Biólogo, Instituto de Biologia Molecular e Celular e Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar)

A experimentação, a recolha detalhada e pormenorizada dos dados, a formulação de hipóteses e mais importante a capacidade para rejeitar as nossas hipóteses preferidas quando os resultados não as confirmam são valores fundamentais da actividade científica. E vamos encontrá-los em Darwin e no seu trabalho.

- NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2009 (25 de Setembro)
A Researchers' Night é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia que tem por finalidade promover actividades que aproximem os cientistas do público geral. Cientistas, laboratórios, empresas e universidades de toda a Europa abrem as suas portas, tiram as batas e contactam com o público num ambiente informal, na noite de 25 de Setembro.

- MAIL-ART : A (R)EVOLUÇÃO DE DARWIN (até Dezembro 2009)
No âmbito das comemorações do bicentenário do aniversário do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos do aniversário da publicação da sua obra mais importante A origem das espécies, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra lança o desafio aos artistas de Mail-Art de todo o mundo, no sentido de nos enviarem trabalhos inspirados na figura de Darwin ou na teoria da origem e evolução das espécies.

Mais informações aqui.

Museu da Ciência - Laboratorio Chimico, Largo Marquês de Pombal, 3000-272 Coimbra
E. geral@museudaciencia.org , T. 239 85 43 50, F. 239 85 43 59

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...