terça-feira, 1 de setembro de 2009

A CASA DE DANTE


Dante, considerado quase unanimemente o maior escritor italiano, nasceu em Florença. Não se conhece o local exacto de nascimento, mas foi provavelmente no centro histórico de Florença. Bem perto da Piazza della Signoria há uma Casa di Dante, que funciona como Museu (o visitante encontra lá várias edições da "Divina Comédia", essa obra-prima da cosmovisão medieval), mas essa casa é bem mais recente do que Dante.

Embora haja um túmulo de Dante na Basilica de Santa Croce, ele está vazio. O verdadeiro túmulo de Dante está em Ravenna, cidade onde o poeta morreu, exilado de Florença (foi até condenado à morte pelos seus conterrâneos, uma pena extensiva aos seus filhos). No ano passado, Florença resolveu reabilitá-lo honrando um dos seus descendentes com a maior distinção da cidade, o Fiorino d' Oro, mas o acto foi polémico não por dúvida sobre os méritos de Dante mas sim por vários vereadores acharem absurda uma decisão desse tipo passados 700 anos (ver aqui).

Sem comentários:

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres, estou...