quinta-feira, 23 de julho de 2009

Um pezinho na Lua


















Recebemos esta informação do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:

A pedra da Lua, recolhida por James Irwin naquela que a NASA considerou a missão tripulada mais bem sucedida de sempre, está quase a deixar o Museu da Ciência e a regressar à NASA. Em Portugal desde Maio, a pedra da Lua recolhida pela missão Apollo 15 vai deixar o Museu da Ciência no dia 24 de Julho (Sexta-feira), pelas 21 horas, precisamente na data em que se comemoram os 40 anos do regresso dos primeiros homens a pisarem a superfície lunar (missão Apollo 11). Na despedida, o Museu da Ciência convida o público a fazer das suas pedras de estimação estrelas por uma noite. A ideia é que todos descubram no Laboratorio Chimico, com a ajuda de duas geólogas da Universidade de Coimbra, as verdadeiras origens das pedras de que tanto gostam. No anfiteatro do Museu, serão exibidos vídeos das missões Apollo e iremos reviver a ida do Homem à Lua. Esta iniciativa integra o programa Ciência Viva de Verão (Astronomia no Verão e Geologia no Verão).

Mais informação na página do Museu da Ciência.

PROGRAMA:

ROCHAS DA TERRA E DA LUA

A rocha da Lua em exposição no Museu é um basalto lunar. Mas há tantos basaltos na Terra! Que diferenças podemos encontrar entre os basaltos da Terra e o basalto da Lua em exposição? Alguns basaltos da Terra estarão à disposição dos visitantes para que possam ser comparados com a rocha lunar em exposição. Responderão a questões Elsa Gomes e Celeste Gomes, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra

PERGUNTA AO GEÓLOGO
Vais ter a oportunidade de colocar todas as tuas dúvidas sobre geologia! Podes por exemplo trazer aquela pedra de que tanto gostas e saber mais um bocadinho sobre a sua origem, perguntando às referidas professoras.

VÍDEOS MISSÕES APOLLO
Durante a noite, serão apresentados vídeos das diversas missões lunares. Poderás ver a primeira vez que um ser humano
(Neil Armstrong) pisou a Lua, mas também verás saltos divertidos pelos diversos astronautas, corridas com carros lunares, e poderás mesmo assistir a uma experiência possível na Lua e que confirma a teoria de Galileu acerca da queda dos graves: sem o efeito da atmosfera, uma pena e um martelo largados em simultâneo atingem o solo ao mesmo tempo.

LANÇAMENTO DE FOGUETÕES
... E vais poder construir e lançar o teu próprio foguetão miniatura!

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.