Terça-feira, 16 de Junho de 2009

SIMETRIA MUSICAL


A propósito de simetrias musicais, e com os agradecimentos a Carlos Medina Ribeiro, publico um excerto musical de um compositor inglês que pode ser tocado de quatro maneiras.

6 comments:

  1. Esta curiosidade foi publicada em Portugal no ALMANACH BERTRAND de 1923.

    ResponderEliminar
  2. os musicos são todos pitagóricos que ainda não sairam dos armários.

    ResponderEliminar
  3. Se for o famoso Samba de uma Nota Só, então esse pode ser tocado de manieras infinitas, não haja dúvida!
    Só que a música é muito mais do que isto.
    luis

    ResponderEliminar
  4. A parte inicial do Samba de Uma Nota Só, quero dizer, que é a parte em que a melodia tem mesmo só uma nota.
    O resto é bastante complexo, a nível harmónico, quero dizer.
    luis

    ResponderEliminar
  5. O Carlos Fiolhais encontrou o seu alter-ego. Não sei qual será o mais enfadonho e repetidor de ideias: se o Carlinhos de Coimbra, se o Carlitos de Roma.

    ResponderEliminar
  6. Só mais uma coisa, parec que há um autista que não consegue contar mais do que até 10 que é um génio da música.
    Eu continuo na minha, a matemática não tem nada que ver com a música.

    http://www.microsiervos.com/archivo/ciencia/the-musical-genius.html

    luis

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.