sábado, 16 de maio de 2009

LIVROS NA FEIRA


Como a Feira do Livro de Lisboa ainda aí está e a do Porto não tarda eis uma dúzia de livros recentes, numa escolha necessariamente pessoal, algo centrada na ciência, mas incluindo também a história e a literatura. A ordem é a alfabética do nome do autor:

- Agustina Bessa-Luís, "A Corte do Norte", Guimarães Editores

Um belíssimo volume da colecção "Opera Omnia" da Agustina Bessa-Luís foi lançado quase em simultâneo com o filme de João Botelho (o filme é bastante fiel ao livro, contendo até muitos diálogos tal qual estão no romance). Agustina tem uma escrita inconfundível, de cuja leitura se sai sempre enriquecido.

- Nuno Bragança, "Obra completa (1969-1985)", Dom Quixote

Nuno Bragança, que morreu com 56, faria este ano 80 anos. Bem fez a Dom Quixote em reunir a sua obra completa. Já conhecia "A Noite e o Riso", livro muito original quando saiu em 1969. Agora ando a ler o resto.

- Ann Bridge e Susan Lowdnes, "Duas Inglesas em Portugal", Quidnovi

As autoras são escritoras britânicos (a primeira mulher do embaixador britânico) que fizeram uma viagem pelo nosso país nos anos 40. Para saber como éramos. E, como muita coisa não musou, como somos...

- Ilda Dias e Hernâni Maia, "Origem da Vida", Escolar Editora

Dois químicos escrevem um livro de divulgação científica, rico de pormenores, sobre um dos grandes problemas da ciência moderna. De onde veio a vida?

- José Ribeiro Ferreira e Luísa Nazaré Ferreira (organizadores), "As Sete Maravilhas do Mundo Antigo", Edições 70

Agora que tanto se fala de sete maravilhas, vale a pena conhecer as clássicas, as autênticas. esta colecção ensaios da responsabilidade do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra, inclui a tradução de textos de autores clássicos sobre os grandes monumentos antigos. Entre os textos está um da professora Maria Helena da Rocha Pereira sobre o "Zeus de Olímpia".

- Rebecca Goldstein, "Incompletude. A demonstração e o paradoxo de Kurt Goedel", Gradiva

Uma filósofa de ciência formada em Princeton (onde esteve o matemático Goedel, tal como Einstein) esclarece o famoso teorema de Goedel da incompletude, que tão invocado tem sido e que tão incompreendido é.

- David Lodge, "A Consciência e o Romance", Edições Asa

Conjunto de ensaios sobre literatura do conhecido romancista britânico. O primeiro ensaio, que dá o título ao livro, parte das modernas teorias científicas sobre a consciência. Nos outros ensaios são discutidos entre outros autores como Dickens, Waugh, os dois Kingsley, James, Roth , Kierkegaard e o próprio Lodge.

- Lúcia Mucznik, José Alberto Silva Tavim, Esther Mucznik e Elvira Mea (coordenadores), "Dicionário do Judaísmo Português", Presença

Uma grande obra de referência sobre os judeus portugueses, indispensável para quem se interesse pela história de Portugal. Consultando-a, confirma-se que alguns dos nossos melhores eram judeus e verifica-se como as perseguições aos judeus foram um obstáculo ao nosso desenvolvimento.

- J. Rentes de Carvalho, "Com os Holandeses", Quetzal

Aquele que é talvez o escritor português mais conhecido na Holanda (e, infelizmente, quase desconhecido em Portugal), conta-nos aqui como são a Holanda e os holandeses. É sempre estimulante ver discutidas as diferenças culturais entre o Norte o Sul da Europa.

- Amadeu Lopes Sabino, Jorge de Oliveira e Sousa, José Morais e Manuel Paiva, "À Espera de Godinho", Bizâncio

Três portugueses a residir na Bélgica e um belga de origem portuguesa dialogam, ao longo de vários jantares, sobre o Portugal que deixaram, revelando pormenores curiosos sobre a nossa história recente. Como digo na badana: "Portugal desafia as leis da óptica: vê-se melhor ao longe do que ao perto".

- António Bracinha Viera, "A Evolução do Darwinismo", Fim de Século

Um professor de Evolução da Universidade de Lisboa presenteia-nos com este curto ensaio sobre a evolução da evolução

- David Sloan Wilson, "A Evolução para Todos", Gradiva

Um professor norte-americano de Biologia e Antropologia que esteve há pouco entre nós, no ciclo da Gulbenkian associado à exposição sobre Darwin, conta "como a teoria de Darwin pode mudar a nossa forma de pensar na vida" (como reza o subtítulo). Imperdível!

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...