domingo, 15 de março de 2009

Grandes erros: "Quinta força em terapia"

Mais grandes erros, desta vez da responsabilidade da UNIPAZ, Universidade Internacional da Paz, uma organização que proselita o "new-wave" e que reclama ter apoios da ONU e da UNESCO. Se acaso é verdade, saberão estas organizações internacionais o que andam a apoiar? Além disso, a UNIPAZ é reconhecida pela Câmara Municipal de Lisboa como "entidade de elevado valor educativo e cultural". Elevado valor educativo? Deve ser engano, com certeza... Se só há quatro forças como é que a quinta força pode ser aplicada em terapia?
"Síntese Transaccional, Uma Ecologia do Ser. Quinta força em Terapia.

O QUE É?

Síntese Transacional e Ecologia do Ser é uma abordagem desenvolvida por Roberto Crema, que faz a aliança entre a perspectiva pessoal e a transpessoal. Sustenta-se numa antropologia, uma metodologia e uma cartografia, no marco da abordagem transdisciplinar holística, centrada na perspectiva evolutiva e no encontro, como agente básico da transformação. Assume uma dimensão iniciática, no estilo alexandrino, segundo Jean-Yves Leloup, no contexto da Quinta Força em Terapia. Nessa visão, o ser humano é considerado um composto existencial, perpassado pela chama da Essência. Está vinculado à Universidade Holística Internacional de Brasília, UNIPAZ, e ao Colégio Internacional dos Terapeutas – CIT.

PARA QUÊ?

Facilitar um processo formativo de agentes de saúde integral, nas áreas clínica, social e ambiental.

POR QUÊ?

A crise global de falta de visão e de escuta que testemunhamos é traduzida pela fragmentação, desequilíbrio, exclusão, violência e depredação dos ecossistemas, entre outros sintomas expressos no nosso corpo individual, social e ambiental. Necessitamos de agentes de saúde, facilitadores do processo de bem-estar psicossomático, social, ambiental e espiritual, segundo a definição da Organização Mundial de Saúde."

4 comentários:

carolus augustus lusitanus disse...

«Se só há quatro forças como é que a quinta força pode ser aplicada em terapia?»

Não perecebo... nem consigo descortinar em que dogma se baseia para afirmar que só há quatro forças... mas enfim. Agora, acho de mau tom a redação do seu artigo (no entanto, prestou um bom serviço ao colocar os excertos... para quem queira refletir, sem dogmas), alcandorado em defensor canónico de uma brincadeira de miúdos (leia-se ciência) revestida da sua linguagem esotérica de «quantas e quantas» vezes se dá o dito por não dito...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, doutos reunidos nesse amável blog!
Achei interessante a crítica feita à UNIPAZ, instituição com a qual não tenho ligação alguma, e fui procurar saber mais sobre o assunto para formar a minha verdade. Considero que a verdade nada mais é que um lapso de concordância e aqui precisava ver se o seu texto concordava com o da referida instituição vil e alargada em pseudociência.
Enfim, caríssimos profissionais de tantas e tantas áreas nas quais nem cogito perscrutar, o acusador (acredito que só um de vocês tenha esquecido de ler o resto do texto) foi injusto e faz com que haja necessidade do meu comentário a essa hora da manhã, pois vocês tem aí um post denegrindo uma instituição de 25 anos enquanto levantam sobre ela uma falácia, que poderia qualificar se quisesse, com a aurora nas costas, lembrar do tempo em que dava tediosas aulas de Lógica em uma outra Universidade... Lá era um covil ardiloso de pseudopseudocientistas! Grandes amigos!
Mas vamos lá. Sem delongas e português chulo para impressionar as massas sedentas de fermento que as fazem replicar...
"Maslow se referiu a quatro forças em psicologia e terapia: as duas primeiras, que surgiram praticamente ao mesmo tempo, são o behaviorismo, centrado no determinismo reflexológico, e a psicanálise, centrada no determinismo psíquico.
A terceira força é o movimento humanístico, centrado no potencial humano de saúde, na sua tendência para o desenvolvimento e para a sua auto-regulação. Segundo Maslow, esta seria uma força de transição para uma quarta força, transumana, centrada no cosmo e nos ampliados estados de consciência: um movimento transpessoal.
Como afirma Crema, a quarta força foi um movimento compensatório, de resgate do fator transpessoal, após um século de uma psicologia exclusivamente a serviço do pessoal, representando, também, uma dinâmica de transição para uma quinta força, centrada na inteireza, que integra a dimensão pessoal à transpessoal, a análise à síntese: o movimento transdisciplinar holístico.
A quinta força em terapia propõe as virtudes conjugadas do rigor analítico e da abertura sintética, aliando o plano pessoal ao transpessoal, as raízes às asas, a existência à essência. Nesta visão, a tarefa básica do terapeuta é a de cuidar da saúde e da plenitude, do processo curativo e do evolutivo, fazendo aliança com o núcleo essencial do humano, a partir do qual uma dinâmica transformadora é impulsionada, de forma expansiva e integrativa".
Enfim, seja esse um texto que lhes faça sentido ou apenas palavras desanexas jogadas em um editor de texto "alla" CTRl+C ^ CTRL+V, na mais bela conjunção matemática, eles não supõe uma quinta força acrescida aos umbrais do nosso conhecimento físico. Muito embora, se não me falha a memória, os físicos de partículas, já há uma década ou mais, apostam na existência dessa quinta força a caracterizam como uma interação spin-spin de longo alcance e esse trabalho foi publicado na revista Science.
Deixo o trabalho de confirmação aos doutos, pois o cheiro das panquecas fazem-me tomar a direção da cozinha, pois afinal, é justo e sábio calar-se mediante a beleza da vida e dos seus grandes momentos! Não posso perder a manteiga derretendo... Isso sim é importante!
Saudações acadêmicas!

Unknown disse...

Esqueci-me da Física... Retratar-me-ei...

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...