domingo, 25 de janeiro de 2009

ENTREVISTA AO "ENSINO MAGAZINE"

Ver aqui entrevista que dei ao jornalista Nuno Dias da Silva do jornal "Ensino Magazine". Coloco aqui a pergunta e a resposta que serviram de base ao título, "Ninguém manda na escola":

"EM- Fica-se com a ideia que a instituição escola está “sem rei nem roque”. Os professores perderam o poder que tinham e distanciaram-se do centro do sistema. Quem manda na escola?

CF- Boa pergunta, quem manda na escola? Acho que ninguém manda. Os professores não mandam, o governo não manda, as autarquias e as famílias também não. Julgo que era tempo de responder à questão. Poder-se-ia pensar – se no estado actual de confusão se pudesse pensar alguma coisa – que às escolas fosse dada suficiente autonomia para se organizarem da maneira que os professores (os professores são centrais na escola!), em colaboração com as autarquias, as famílias, etc.,
achassem melhor e que o governo se limitasse, em vez de querer ser o “rei” absoluto, que tudo estabelece e determina, a definir regras claras, incentivando as escolas mais bem organizadas e desincentivando as outras."

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma entrevista excelente com conteúdo de ideias. Parabéns ao professor Carlos Fiolhais por dizer aquilo que pensa. Parabéns ao Ensino Magazine por publicar entrevistas sem complexos, como é o caso desta, e de outras como ao ex-ministro das Finanças, Campos e Cunha, ou da procuradora Maria José Morgado. É com jornais e pessoas sem complexos que se pode dar um contributo sério ao país.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...