terça-feira, 20 de janeiro de 2009

BARACK OBAMA, 20/1/2009


"Vamos recolocar a ciência no seu devido lugar e dominar as maravilhas da tecnologia para elevar a qualidade do serviço de saúde e diminuir o seu custo. Vamos domar o sol e os ventos e a terra para abastecer os nossos carros e pôr a funcionar as nossas fábricas. E vamos transformar as nossas escolas e universidades para satisfazer as exigências de uma nova era."

4 comentários:

perspectiva disse...

Barak Obama diz:

"Vamos recolocar a ciência no seu devido lugar e dominar as maravilhas da tecnologia para elevar a qualidade do serviço de saúde e diminuir o seu custo."

A aplicação de inteligência, informação e design podem ser da maior importância para o progresso de um povo, quando os valores a que se subordina são correctos.

"Vamos domar o sol e os ventos e a terra para abastecer os nossos carros e pôr a funcionar as nossas fábricas."

Tudo isso decorre do mandato que Deus deu ao ser humano de compreender, utilizar e cuidar da sua Criação.

Dizer isso depois de ter feito um joramento solene sobre a Bíblia faz todo o sentido.

"E vamos transformar as nossas escolas e universidades para satisfazer as exigências de uma nova era."

As escolas e Universidades devem ser dominadas pela inteligência, a informação, o design e a criatividade, ao serviço da justiça e da paz.

Isso são valores bíblicos.

Anónimo disse...

Bem, nesse caso podemos dormir descansados pois deus resolver-nos-á todos os problemas. Só não percebo a razão por que deus os deixou criar. Há uma outra questão que o Perspectiva deve ter a resposta: um destes dias vi um video ridículo de um milagre em directo em que se curou um fulano que estava numa cadeira de rodas e não podia andar. Mas sobrou uma questão: se deus tem o poder de curar a doença do fulano que o impedia de andar, já agora, por que razão:
a) evitou a doença?
b) não lhe deu um bónus com vida eterna com saúde para o fulano não se chatear mais?
Ou o poder de deus é assim, vá lá, mais para o limitado? Com efeito as minhas questões devem cair em saco roto já que o poder limitado de deus não deu para dotar o perspectiva de capacidade de trocar argumentos e os objectar quando for caso disso.

Rui leprechaun disse...

domar o sol e os ventos e a terra

Hummm... compreende-se a intenção subjacente a esse pensamento, mas a sua formulação é um tanto antropocêntrica.

Essas entidades naturais continuam ainda bem além da capacidade de compreensão do Homem, por muito que tenhamos avançado desde os egípcios ou os maias e todos os povos que veneravam as forças da natureza.

Falar nesse tom implica uma noção de separação entre o Ser Humano e o seu ambiente ou o não reconhecimento de que somos pó que veio do pó e a ele em breve retornará. Neste sentido, somos até bem mais ignorantes do que as civilizações de outrora, que reconheciam a sua dependência da natureza e não a combatiam... empreendimento vão!... mas a ela se adaptavam.

Melhor ainda, sabiam que eram parte dela e não havia separação fundamental entre matéria e espírito, ou a inteligência humana era tão somente o culminar, até agora, da própria inteligência natural.

A noção de domínio do Homem sobre a natureza assenta no não reconhecimento dessa unidade subtil, que nos leva a preferir o confronto em vez da cooperação. Mas, claro, quando nem sequer existe união entre o género humano, seria esperar demasiado que percebêssemos que não somos assim tão diferentes da própria matéria... em tudo há vida e inteligência na universal potência! :)

Muito em breve o saberemos...

Rui leprechaun

(...e a nós próprios domaremos! :))


If by some miracle humanity actually exists long enough for science to halt the aging process, what would be the point? In its present form, the human race won’t survive long enough to enjoy it. What – what we need to work on first is a way to change our basic nature.

"The Truth Machine" , James L. Halperin

Anónimo disse...

Estamos na altura ideal para novas profissões do tipo alquimista. Coitado, ao menos o Bush conhecia a sério o problema de energia americano.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...