sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Roménia retirou evolução do curriculo


A menos de um mês do início do ano de Darwin, em que se celebra o bicentenário do nascimento do cientista e os 150 anos da publicação da «Origem das Espécies», descobri via Phil Plait (agora na Discover magazine) que o então ministro da Educação da Roménia, Mihail Hărdău, retirou em 2006 o ensino da evolução dos curricula escolares. À medida, que entrou em vigor no ano lectivo 2007/2008, seguiram-se inúmeros protestos, nomeadamente da sociedade humanista romena:
The Solidarity for Freedom of Conscience” has proven that, amazing as it may sound, the Ministry of Education, Research and Youth is trying to misguide the public opinion regarding the elimination from public school curricula of the evolution theory and the philosophical approach to religion. The recent statements made for the Mediafax by Mihaela Suciu, the spokeswoman of the Ministry of Education, jeopardize the credibility of this institution. We request the resignation of the Ministry staff responsible for this institution’s response.
As we have already pointed out, the theory of evolution was eliminated from the biology curriculum for the 11th and 12th grade (depending on the type of high school), while the chapter on “God” was also eliminated from the philosophy curriculum for the 12th grade. The chapter offered students religion-inspired philosophical opinions, as well as views coming from the critics of religion.
Os dois ministros da Educação que entretanto sucederam a Hărdău mantiveram a decisão que remove dos curricula não só a teoria da evolução como a abordagem filosófica da religião. De acordo com o comentário de um romeno ao post de Plait, há esperanças de que a decisão seja revogada depois da tomada de posse do novo governo (eleito no final de Novembro).

4 comentários:

JSA disse...

Não creio ter percebido completamente Palmira. O ensino da Evolução foi removido completamente dos currículos? E essa parte do ensino filosófico da religião significa que agora deixa de haver avaliação crítica à religião?

A ser assim, isso afifura-se muito, mas mesmo muito grave. E pova que a ameaça criacionista é bem mais real na Europa do que se queria fazer pensar.

Palmira F. da Silva disse...

O ensino da Evolução foi removido completamente dos currículos? E essa parte do ensino filosófico da religião significa que agora deixa de haver avaliação crítica à religião?

Sim a ambas...

José Lourenço disse...

Umberto Eco, na obra "A passo de caranguejo" retrata este retrocesso civilizacional pós 11 de Setembro de 2001! Certas posturas políticas - nós somos os bons, eles são os maus ou o eixo do mal - têm contribuído para o emergir de "epistemologias" que se julgavam ultrapassadas; para além disso, épocas de crise económica são propícias ao emergir de antigos fantasmas e de todo o tipo de seitas e paranóias...
A teoria evolucionista não tem que ser dada como a verdade absoluta (estas simplesmente não existem) mas é a única que tem muitas provas a seu favor...as outras são apenas crenças! Vamos aguardar pelo bom senso do novo governo romeno.

Haddammann Verão disse...

Não Mais ... Não mais ... Temos que Ver ... É o custo que terá nossa sorte.
Estamos brincando ... perto do chicotinho-queimado (mas nossos informadores falseiam onde estamos tateando) ... poucos de nós percebem com consciência que "alguns" estudos são a matéria-prima da manipulação midiática (pela imposição de uma medíocre "esperteza", ou autoridade ditatorial sobre a mídia), e vêm com uma abalização esquisita como a que agora podremente atesta isso que chamam de criacionismo. Sabemos muito bem que as favelas multiplicaram-se enormemente, e espremeram os bairros mais favorecidos. E, de um modo maquinado por pulhíticos, pessoas meio-melhoradas foram praticamente tolhidas em sua liberdade, um tolhimento dela foi o direito de usufruir de uns quatro filhos que podiam e podem manter; mas por MÊDO, se abstiveram desse prazer. Em contrapartida, das sequelas crescentes da miséria prontamente verificável do nosso lado, agarrada a nós (e à nossa empáfia de mais bem informados, mas engolindo pedregulhos com arame farpado e rindo muitas vezes sem saber do quê), vemos a degeneração civil, física e psíquica, da nossa nação (nossos garotos e garotas, de reprimidos que estão não vêem que chegamos a ponto de cinemas oferecerem promoção para se beijarem; estando sendo instigados a posarem de domadinhos -- vigiados pelas próprias famílias tuteladas instigadas por qualquer motivo a chamarem-nos de rebeldes -- ou posarem de bonitinhos-babás de cachorros; em cidades e bairros insuportavelmente empestiados de excrementos pulverizados e vaporizados). Assim, constatamos que não há desenvolvimento (sustentável) algum. Há sim, um aumento de consumo desenfreado, sem norteamento sociológico; porque este foi estranhamente podado em sua serventia (como a Psicologia). Quem conhece Mente & cérebro de Lauren Slater? Sendo estritamente sabido que os sociólogos foram "moldados" no início da década de 80; quando iniciou-se a nova cruzada do teo-nazismo da nova ordem. E, como esses, também outros cientistas, especialmente os físicos, estão sob sanções deprimentes; o que está nos levando a descambar sofrivelmente ao molde da decadente nação americana (que nem ao menos lidar com a prosperidade de alimentos soube, antes envaideceu-se e fanatizou-se de tal modo que declinou visivelmente sua educação (e nós os arremedamos); decaindo ainda mais num terrível intento de dominação, que a desvairou tresloucadamente a não sentir o cheiro do cometimento do crime de um desastroso genocídio, que está sendo agora declarado em falseada e confessa irresponsabilidade (para que os esquisóides fantoches postos pra nós como grandiosos e salvadores arremêdos de líderes se livrem dum tribunal internacional; e todas as nações implicadas tenham de ser responsabilizadas ou ressarscidas.
Portanto, meus caros, a mais desgraçada raça é a dos covardes e de seus cupinchas traidores ...
O Cacique Seatlle vislumbrou terríveis desarrolos de acontecimentos pautado nos ecos de onde vinha sua ancestral civilização, e Kennedy mirava a grandeza de sua Nação se ela ancorasse seu futuro em uma simplicidade natural à sabedoria, e não se deixasse envaidecer pela sugestão de superioridade humilhadora (mas sem apresentar resultados que abonassem sua prepotência), com excusos aviltamentos de direitos por acordos e conluios secretos. Também no Brasil houve heróis autênticos da política, da História não-oficial, dos simples aos eméritos; mulheres e homens e jovens e infantes. E em todas as nações, o brio da espécie humana descortinou sempre nossa pujança civil, para que a Sociedade não fosse só mais que tão somente útil e compensadora para alguns, e que os mais favorecidos não depauperassem o direito inalienável da privacidade, escrúpulo, e direito ao Bem-Estar Integral.
Então, pergunto a todos que não se curvaram ao direito de não serem desonestos, e que sentem em si o direito altaneiro de exercer sua/uma função competentemente compensada pela equanimidade do mérito (o que é, de fato, a autêntica Meritocracia; não o engôdo, no plágio do vocábulo, para favorecer cabides de asseclados e afeitos à subserviência e covardia): Não vêem como estão "formatando" fantoches como arremêdo de estadistas, que vão engendrando aos pouquinhos, trançando, com espúria mídia um coacervado de escravidão mista, impondo uma extrema nazi-teo-ditadora pulhítica? Pondo-nos num acomodamento esquisito, onde muitos, ludibriados, ficam como parvos abortos, num delírio de grandeza e falsa recompensa, comendo em bandejões a míseras moedas, como estivessem num esquisito campo de concentração. É a tentativa de aguilhoar de vez multidões em sacos de desgraçada e iludida pobreza, e tornar a Sociedade definitivamente num vasto feudo fechado, separado por castas interesseiras, dependentes, entregues à intriga entre si, adoçados por com uma "ética" de uma "transparência" de uma só via e nenhuma visibilidade à incautos reclamantes.
É a trama de uma horda de facínoras entorpecidos em alçapões podres pelos séculos, reescorados por conluios, e mascarados à força de terrorismo contra as instituições da Justiça, da Comunicação, da presteza dos Exércitos, da Educação, da Ciência, da Política Autêntica, e as de Bem-estar Sócio-Pessoal. É a pulhítica-religiosa tentando continuar sua fútil e insustentável desfaçatez; disfarçando-se para nós, e tirando-nos todo o sossêgo nas ruas e em nossas casas, para manter sua inutilidade para com o atual estágio da espécie humana. Temos de criar o Partido da Evolução; porque na Grécia, na Alemanha, na Itália, em Portugal, no Brasil, na Estônia, etc; estão subvertendo e degenerando deslavadamente os garotos e as garotas que empreenderiam os valores e a criatividade para avanço da Civilização.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...