sábado, 13 de setembro de 2008

O LUGAR DA LONGA VIDA


Minha crónica no "Sol" de hoje:

A população de Limone sul Garda, um lugar à beira do Lago de Garda, o maior dos lagos no Norte de Itália, tem sido investigada do ponto genético porque vive bastante mais tempo que a média das populações europeias. Qual é o segredo da longa vida?

Não se trata de nenhum elixir que tomem. A responsável é uma proteína, a apolipoproteína ApoA-1 Milano, que resultou de uma mutação genética ocorrida no ano de 1780. Essa proteína é uma variante do HDL, que liga ao “bom colesterol”, relacionado com a protecção cardiovascular. As doenças cardiovasculares, que são responsáveis por muitas mortes prematuras na Europa, são raras entre os habitantes de Limone.

Mas como é que se datou a mutação? Acontece que Limone (o nome vem de plantações de limões, as mais setentrionais da Europa, que encantaram o poeta alemão Johann Wolfgang Goethe em 1786 quando ele fez a sua famosa viagem a Itália) fica encravada entre uma agreste montanha e o calmo lago, numa paisagem que só a meio do século passado ficou acessível com a construção de uma estrada que, por serpenteantes túneis, fura a montanha. Portanto, os seus habitantes, que chegaram ou por íngremes trilhos pedonais ou, mais provavelmente, de barco, viram-se obrigados a viver isolados, ou quase, casando entre si. São todos mais ou menos primos. Esse lugar é o paraíso dos cientistas genéticos, que conseguem, através de análises dos genes e dos registos paroquiais, estudar todos os cruzamentos e localizar, como foi o caso, eventuais mutações. Um filho dos camponeses Cristoforo Pomaroli e Rosa Giovanelli nasceu com o gene favorável, que se espalhou por toda a aldeia.

Hoje em dia, Limone (que fica, pela dita estrada, relativamente perto de Salo, o lugar que deu o nome a um famoso filme de Pier Paolo Pasolini), já não é uma aldeia, mas uma vila turística. Trata-se de um paraíso não apenas para os geneticistas, mas também e sobretudo para os veraneantes, italianos, alemães e doutros países, que buscam lá o clima e a tranquilidade que só aquela montanha e aquele lago podem oferecer.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...