segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Do Códice ao Fragmento


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:


Exposição “Do códice ao fragmento”

12 a 18 de Setembro | 10h00-12h00 e das 14h00-17h00 (de 2ª a 6ª) | Biblioteca Geral (Sala de S. Pedro) | Entrada livre
Organização: Projecto Fragmed e Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra; coordenção de Prof. Doutor Saúl António Gomes e Prof. Doutor António Manuel Ribeiro Rebelo, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

A exposição mostra alguns códices das colecções da Biblioteca Geral, como o 1º volume (Genesis) da "Bíblia Atlântica", em escrita carolino-gótica literária, de finais do século XII, e a "Historia Mundi", de Plínio, o Jovem, publicado em Basileia em 1525, contendo as guardas um fragmento em pergaminho com um comentário jurídico de autor não identificado, em escrita gótica librária bolonhesa, do século XIV. O documento mais antigo da Biblioteca está também presente: trata-se de um fragmento das "Enarrationes in Psalmos (Ps. 154)" de Santo Agostinho, em escrita carolina librária, que remonta ao século XI. De entre os textos de carácter científico, sobressai um fragmento de um códice de Medicina, em escrita gótica redonda, do século XIII, e um fragmento de um códice sobre Geometria, em escrita gótica minúscula, também do século XIII.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.