segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Doença e saúde

O que é estar doente e o que é ser saudável?

8 comentários:

:: rui :: disse...

É interessante este comentário

"Thomas Szasz (1960, 1973, 1987), for instance, is usually read as a constructivist who denies that mental illness exists. But in fact Szasz has a very strict objectivist concept of disease as no more than damage to bodily structures.

He argues that mental disorders cannot exist because they are not the result of tissue damage. He is an objectivist about disease, which leads him to deny that mental illness is real and to offer a constructivist and revisionist analysis of our psychiatric practices."

Acho que simplesmente é dizer que tudo o que tem a ver com aspectos físicos que se deterioram, cabe no âmbito de doença. Ou seja, podemos ter um problema físico no cérebro que precisa de ser resolvido com o uso da medicina. No que respeita a aspectos imateriais, temos que não se pode considerar que exista doença, dado que não se podem ser resolvidos com o uso da medicina. Isto é dizer que a psicologia e a psicoterapia não podem ser consideradas ciência no sentido de resolver problemas mentais dado que estes são aspectos imateriais que não podem ser observados fisicamente de modo a ser tratados. A psicologia é uma fraude e só procura afastar do verdadeiro problema do homem: o pecado e a rebelião contra Deus. Neste sentido, questões como a homossexualidade não são resolvidas com entendimentos psicológicos desenvolvidos por homens, mas sim através do uso da Palavra de Deus, que lida com as questões da mente e alma do individuo. A Psicologia criou uma industria milionária, proporcionando o desenvolvimento de medicamentos para responder a problemas mentais para os quais não devem ser tratados dessa forma. Questões de comportamento humano não cabem no campo da psicologia e nenhuma droga deveria ser usada para responder a estas questões pois não são questões de ordem física.

obrigado,
Rui

Desidério Murcho disse...

E como é que sabe se o que algumas pessoas tomam como a palavra de deus é realmente a palavra de deus e não mera invenção humana? E por que razão tem tanta necessidade de se distanciar dos homossexuais? Garanto-lhe que é uma experiência maravilhosa. Você devia experimentar. Se isso é coisa do demo e do pecado, viva o demo e o pecado!

:: rui :: disse...

Desidério, penso que seria tempo para procurar bons entendimentos sobre a Bíblia. Claro que não há mais convincentes que os que a própria Palavra usa, mas pode querer buscar saber sobre a própria Bíblia e como surgiu e sobre o que fala. Sugeria um contacto com pessoas que crêem na Palavra também pois muitas vezes o que não se diz também pode ajudar a perceber certas questões.

:: rui :: disse...

A Psicologia já está a ser refutada por muitas pessoas, mesmo os próprios profissionais da área que não vêem resultados do seu trabalho, antes pelo contrário, vêem o número de problemas mentais a aumentar, o número de problemas de aprendizagem também a aumentar e que o uso de drogas não faz mais que espalhar os problemas para outras áreas. A industria farmaceutica enriqueceu enormemente com o uso destes fármacos que as pessoas tomavam sem se questionar de quaisquer efeitos secundários.

Há depois os que preferem a questão como um todo e aí temos os tais defensores de medicinas alternativas que fundem tudo e já ninguém sabe o que é o quê. Através do uso de energias ocultas, procuram resolver as questões, mas mais uma vez, estão a fugir à questão principal. Ou seja, estão no mesmo plano dos que crêem que a psicologia e a psicoterapia pode resolver os problemas imateriais do homem.

ok,
Rui

Desidério Murcho disse...

A questão é a incoerência. Não se pode ao mesmo tempo ser tão céptico quanto a tanta coisa e tão crédulo no que nos apetece acreditar: que a Bíblia surgiu desta ou daquela maneira, que é a palavra de um deus qualquer, que esse deus existe e que tem palavras para dispensar a alguém, etc. É por causa destas coisas que os debates com as pessoas crentes geralmente descambam para o insulto. Pois é muito difícil pensar que alguém pode ser intelectualmente honesto usando um sentido crítico tão saudável numas coisas mas não noutras que são muitíssimo mais implausíveis.

Fernando Dias disse...

Desidério,

Acho que valia a pena colocar aqui o seu texto de hoje no Público sobre a origem da realidade.

Obrigado e um abraço

Helena Velho disse...

Deus, a Biblía, o castigo divino, os profissionais de Psicologia( serão que o são??? a ver vamos com a recém-criada Ordem, a ver vamos!)que duvidam da utilidade e seriedade das suas práticas...
Como eu tenho pena de às vezes concordar que o senso comum fale tão acertado e não seja possível falar de religião sem "perder as estribeiras".
O que vale é que o enorme movimento divino, segundo a Bíblia, está já em acção: os cavaleiros do Apocalipse estão a galope, a sociedade tornou-se uma outra Sodoma e Gomorra, as catástrofes naturais sucedem-se num lugar após outro e vamos Todas/os deixar de nos preocupar com doença e saúde!!!
O Paraíso perdido, para os escolhidos, vai ser reinstalado, não é caro Rui? ...e bah!!! Psicólogos? ó raça...mais vale ir à bruxa!

Anónimo disse...

Carolina
Para mim vocs são um bando de iguinorantes, não sabe a importância que a ^psicologia tem na sociedade, nao sabe como é antigo o estudo da psicologia!para pessoas como vocês, sem estudos,joga toda a ciência da psicologia no lixo. Acho que antes de vocês criticarem alguma profissão deveriam se informar melhor... para poder falar de algo é preciso estudar sobre ele e nao sair falando asneiras sem saber nada!

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...