sábado, 12 de julho de 2008

O EXEMPLO DO BIOCANT

Minha crónica no "Sol" de hoje:

O estado da nação não é, de facto, o melhor. Não é, em geral, o que poderia e deveria ser. Mas há excepções, bons exemplos que merecem ser mais bem conhecidos e emulados.

O Biocant em Cantanhede é o primeiro parque português de biotecnologia. Deve-se à visão da Câmara Municipal de Cantanhede (basta ir a Cantanhede, muito perto de Coimbra, para verificar que nem todo o poder autárquico é mau) e das Universidades de Coimbra e de Aveiro, em particular o Centro de Neurociências de Coimbra, que foi o primeiro laboratório associado português. Dois amplos e modernos edifícios servem de sede e de complexo de laboratórios do Biocant. Neles fervilha intensa actividade, possibilitada pela presença de mais de cem investigadores, empresários e outras pessoas, a maioria dos quais bastante jovens. Está a começar a construção de mais dois edifícios nas imediações, um dos quais para o Centro de Neurociências. Ali constrói-se o futuro.

Entre as empresas que aí funcionam é justo destacar a Crioestaminal, que está agora a fazer cinco anos, e que é a primeira empresa portuguesa no isolamento e preservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical. A preservação dessas células poderá servir para o tratamento de certas doenças da criança ou dos seus familiares. Muitas famílias têm-se socorrido da Crioestaminal, que começou por usar sistemas criogénicos na Bélgica mas que agora usa modernas infraestruturas em Cantanhede. Além dessa empresa, que está a alargar a sua actividade a outras áreas, outras estão “aninhadas” no BioCant e prometem ter um êxito semelhante.

Um dos aspectos mais interessantes do Biocant é o facto de ser diariamente visitado por crianças e jovens das escolas. O Centro de Ciência Júnior, com o apoio da Agência Ciência Viva e a supervisão de duas doutoradas em biologia, é um belo espaço transparente que comunica às mentes curiosas alguns dos segredos da genética.

O Biocant promete crescer. Se mais exemplos como o do Biocant também crescessem pelo país fora decerto que a nação estaria em melhor estado.

1 comentário:

Armando Quintas disse...

"Se mais exemplos como o do Biocant também crescessem pelo país fora decerto que a nação estaria em melhor estado."

Infelizmente ainda se continua a construir a casa pelo telhado, estes exemplos são muito bons para o nosso desenvolvimento cientifico, e tenho percebido uma mudança de opinião nas pessoas quando questionadas sobre isso, até à uns anos era para quase todos os portugueses uma anedota falar de desenvolvimento cientifico portugues em portugal, felizmente as coisas estão a mudar, mas continua-se a esquecer o ensino da ciencia e a descurar as aptidoes para a ciencia que os alunos possam ter, não se aposta o suficiente no ensino de qualidade nem no incentivo ao jovens para seguirem areas cientificas.
Ha dias foi noticiado que existem novas 1500 vagas no ensino superior, a maioria em direito, são exemplos destes que não deviam ocorrer, a prioridade deveriam ser as àreas cientificas.
Pelo que sei, a biotecnologia está em alta, tenho visto imensas ofertas de estágios para biologia celular e sobretudo molecular.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...