terça-feira, 22 de julho de 2008

LIVROS DE VERÃO

Há uma estranha teoria segundo a qual o cérebro não funciona no Verão. De acordo com essa teoria, os miolos, derretidos com o calor estival, tornam-se inoperantes. Deve ser por isso que as livrarias nesta altura do ano só mostram títulos "light", alguns deles "extra light", e de "self-help".

Num prospecto, da Bertrand, intitulado "Viagens de Verão!" e subintitulado "... deixe-se levar por um livro..." é em vão que procuro, nas suas 24 páginas, por um livro de ciência para ler no Verão. Eu só queria um, mas para quem fez a selecção é pedir demais. O mais parecido que encontro é "A Verdade sobre os Alimentos" (de Jill Fullerton-Smith, Presença; guião de uma série da BBC sobre nutrição) e "Ghostwalk- Na pista de Newton" (de Rebecca Stott, Difel; ficção baseada na vida de Newton). Mas, se em vez de ciência, eu quiser pseudo-ciência e outros delírios, então a escolha é vasta: Deepak Chopra pontifica com "A Sabedoria do Mago" (Pergaminho) e "O Livro dos Segredos" (Estrela Polar), mas há também "O Poder Curativo da Água", de Maratu Emoto (Estrela Polar), "A Sabedoria de Oprah", de Lisa Ashton (Ésquilo) e "Mais Luz" de Alexandra Solnado (Pergaminho). Este último, com o o subtítulo "Pergunte. O Céu Responde", é particularmente delirante pois, segundo o prospecto, para "encontrar a resposta a uma questão que o assole, basta retirar dois símbolos do conjunto de caracteres aramaicos que acompanha este livro. Consoante o desenho traçado por estes símbolos, irá receber uma mensagem de Jesus acerca da questão colocada".

Não é este, porém, o livro que mais me surpreendeu. Este galardão é ganho pela obra "Goodlife! The Discount Book" (Livros do Brasil), assim mesmo com o título em inglês e tudo. Contém "ofertas especiais de grandes marcas" e promete "mais de 11 000 euros de descontos por apenas 25". Suponho que as páginas são para rasgar. Isso sim é que é literatura de férias!

2 comentários:

  1. E literatura decente? Não havia nada?

    O Francisco José Viegas sugere 20 clássicos (portugueses e estrangeiros) para o verão. Está na Ler de Junho. Não tem ciência, mas nem só de ciência vive um cientista. :)

    ResponderEliminar
  2. Estrela Polar?! Essa deve ser alguma nova editora, vinda então do fresco ar!

    Pois gosto desses títulos do Chopra, são atraentes e ele tem carisma e fala bem... adoro quem me entretém! :)

    E caracteres aramaicos também? Uáu, isso é mesmo novidade muito culta, querem ver que vou aprender línguas antigas?! Humm... mas esse tal filme falado em aramaico era bera, ao que sei, eu prefiro mais doçura... sou guloso de ternura! ;)

    Aliás, o título da Solnado parece-me muito bom, pois se o céu é interior, talvez tenhamos mesmo todas as respostas cá dentro... e o oráculo de Delfos concorda!

    Em suma: um teste de Rorschach em aramaico e o psiquiatra é Cristo...

    Rui leprechaun

    (...ciência do futuro entrevisto! :))


    PS: Ah! agora reparo, afinal é tipo I Ching... tá bom p'ra mim! :D

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.