sexta-feira, 27 de junho de 2008

Física e Jazz


Informação recebida do Departamento de Física da Universidade de Coimbra (no cartaz John Coltrane):

Jovens Físicos de todo país reúnem em Coimbra
Projecto "Quark!" Mostra as “insuspeitas relações entre a Física e o Jazz”

Qual a relação da Física com a música Jazz? E porque é que há tantos físicos a gostar de Jazz? O que é o "Live physics & jazz"? A comunidade “quarkiana” responde no próximo sábado, dia 28 de Junho, num encontro que reúne no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) estudantes de todo o país, incluindo os Açores, amantes da Física, bem como professores e investigadores e, ainda o Jazz ao Centro Clube.

A iniciativa encerra as actividades deste ano lectivo da "Quark!" – Uma escola de excelência para estudantes dos 11º e 12º anos de escolaridade, provenientes de todo o país, combinando formação à distância e presencial e que tem como objectivos promover a Física junto dos jovens portugueses. Atribui particular ênfase em assuntos de natureza extracurricular, baseada em demonstrações e experiências realizadas pelos próprios alunos. Este projecto conta com o patrocínio da Agência Nacional Ciência Viva.

A "Quark!" resulta da escola Olímpica da Física, que surgiu há uma década no Departamento de Física da FCTUC para preparar as equipas de estudantes que representam Portugal na Olimpíada Internacional de Física e na Olimpíada Ibero-americana de Física.

Mais informações sobre o projecto/Escola Quark! aqui.

Sessão de encerramento da edição 2007/08 do projecto "Quark!"
Anfiteatro do R/C do Departamento de Física da FCTUC

21h30: Apresentação do projecto "Quark!" e sessão formal de encerramento com a presença do Presidente da FCTUC, João Gabriel Silva.

22h00 – 23h00: Palestra “Miles Davis – tradição e modernidade” por José Miguel Pereira do “JACC -Jazz ao Centro Clube” seguida de debate sobre o tema “As insuspeitas relações entre a Física e o Jazz” por José António Paixão, José Miguel Pereira e Inês Ochôa

23h00-23h30: Concerto com a banda jazz “FUSE” (a contrabaixista, Inês Ochôa, é aluna do curso de licenciatura em Física da FCTUC)

23h30-0h30: Sessão de observação astronómica no terraço do Departamento de Física (Joana Marques, Secção de Astronomia e Astrofísica da Associação Académica de Coimbra)

Todos os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados.

2 comentários:

Anónimo disse...

Há uma relação entre jazz e física ? Que giro, nunca tal me iria passar pela cabeça. Gostava de ir, infelizmente não poderei. Mas ficarei atento a este tema.

LA disse...

Deve haver tanta relação entre a física e o jazz como com os taxistas e a música pimba, não?
Já há uns tempos aqui se falava na relação entre a música e a matemática.
Será que é assim tão difícil observar que há montes de pessoas das humanidaddes metidas na música e que não têm jeito nenhum para a matemática, e o mesmo para o jazz?
Este tipo de temas é completamente pseudo e próprio para pomposos com a mania das intelectualidades.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...