Facts about the FCT/ESF science evaluation: the story so far

quinta-feira, 29 de Maio de 2008

Quem matou o carro eléctrico?


Em Junho de 2006 estreou um documentário de Chris Paine sobre a morte do carro eléctrico nos Estados Unidos. O documentário conta a história dos carros eléctricos neste país, com especial ênfase na história recente. Pela voz fabulosa de Martin Sheen acompanhamos o desenvolvimento, a comercialização e retirada do mercado de veículos eléctricos, nomeadamente o General Motors EV1, nos anos noventa do século passado. Embora não abordadas no documentário, as histórias do Ford Ranger EV, Honda EV Plus ou do Toyota RAV4 EV são muito semelhantes.

Em relação a este último, a Toyota anunciou em 2003 que o retirava do mercado porque não havia compradores em número suficiente para justificar a sua produção.

Numa altura em que o preço dos combustíveis aumenta quasi diariamente, os carros eléctricos começam a parecer uma excelente opção para muitos. Embora alguns carros eléctricos, como o Reva G-Wiz i, muito popular em Londres pelas razões óbvias, mereçam ainda críticas muito negativas, diria que se disponibilizados no mercado a preços acessíveis existiriam nesta altura muitos potenciais compradores para carros movidos a algo que não um derivado do petróleo.

Pessoalmente não vejo nada de negativo no LiV™ SURGE, um PT Cruiser a baterias de lítio, com uma autonomia de cerca de 200 km e uma velocidade máxima de 128 km/h. A não ser o preço, claro!

10 comentários:

  1. O vídeo completo pode ser encontrado aqui.

    http://video.google.com/videoplay?docid=-7202740060236675590&q=who+killed+the+electric+car&ei=QOM-SOLSPIbWigKcxpnxAw

    ResponderEliminar
  2. Só é pena que os carros eléctricos consumam energia, fora isso são óptimos. Acontece que para produzir essa energia, vai ser necessário usar combustiveis fosseis (as energias renovaveis já estão a produzir o que podem). Com isto lá se vão as pretensas vantagens dos carros eléctricos.
    Desculpem, esqueci-me de uma vantagem, é que os combustiveis fosseis vão ser queimados longe do utilizador do veículo e este assim fica com a consciência tranquila. Longe da vista... longe da consciência.

    ResponderEliminar
  3. Manuel, já ouviu falar na energia nuclear?

    ResponderEliminar
  4. Manuel, se a energia eletrica a incluir nos veiculos eletricos for eergia eletrica fabrica ou em centrais hidro eletricas ou solar ou eolica não precisamos para nada de combstiveis fosseis, alias, se se for utilizar energia fossil para produzir eergia eletrica para os carros é burrice e da grossa.
    Se eles levarem pilhas eletricas bem desenvolvidas que guardem bastante energia, a energia para as alimentar poderá provir de uma tomada eletrica industrial.

    Alias eu acho que esses carros não tiveram sucesso porque não interessaram ter sucesso..
    ha alguem que lucra com isso.

    ResponderEliminar
  5. Por aqui se v� que o mundo nunca ter� concerto, dos 5, incluindo a autora, s� o Manel tem raz�o.

    A autora n�o v� mal nenhum, porque advoga modos de vida insustent�veis, enquanto vai fazendo umas continhas ao CO2.

    Outro advoga carregar ligado � rede, como se a rede aguent�sse, ou se pudesse fazer uma nova (e ent�o o pico de extra�o dos metais e cobre, senhores?), ou como ela n�o fosse actualmente "abastecida" com centrais TERMO-el�ctricas !
    De notar que essas centrais t�m um rendimento inferior ao de um motor dum carro, mais aperfei�oado.

    Outros advogam produ�o de eletricidade por outros meios, aos quais o pr�prio Manel deu a resposta antecipadamente. Al�m desse PORMENOR do problema de escala, quem pensa que estas alternativas n�o vivem � base do petr�leo, deve andar distra�do.

    Afrancezado.

    ResponderEliminar
  6. Mr . Peter acabou de completar o seu manual passo a passo para converter o seu automóvel, qualquer automóvel para funcionar 100% a electricidade , a um custo reduzido . Todo o material e mão de obra por menos de 300 dolares .

    Adquira já está dísponivel em(copie e cole os seguintes links para o seu browser e aceda Download imediato ,o custo do manual é irrisório EUR 38,15 )E RECEBA AINDA VÁRIOS LIVROS DE BONUS AVALIADOS EM MAIS DE 100 DOLARES . :

    http://tinyurl.com/d5dp5t

    ou em

    http://nunocruz.holtebook9.hop.clickbank.net/?tid=CONVERTASEUCARROELECTRIC


    Electricity4Gas vai ensinar-lhe tudo que você precisa saber sobre a alimentação de seu próprio carro com eletricidade. With my complete step-by-step setup manual you will be able to create your electric car in your own garage or backyard! Com a minha completa passo-a-passo configuração manual você será capaz de criar o seu próprio carro elétrico em sua garagem ou quintal!

    Let me ask you this question? Why don't you have an electric car yet? Deixa-me perguntar-lhe esta pergunta? Por que você não tem ainda um carro elétrico? Is it because you think it's too expensive? Será que é porque você acha que é demasiado caro?

    What if I told you that you can have your own electric car setup for $300 or less!? E se eu lhe dissesse que você pode ter o seu próprio automóvel eléctrico configuração para $ 300 ou menos! It's true! After extensive testing I have made these plans available to everybody worldwide! É verdade! Após uma extensa análise que fiz esses planos à disposição de todos no mundo inteiro!

    From the DIY garage of Peter Millward
    Environmental activist
    and creator of Electricity4Gas.com

    http://tinyurl.com/d5dp5t


    Hi, my name is Peter and I'm going to help YOU eliminate your gas bill completely. Not only that, the IRS will pay you (give you tax credits) for driving a clean fuel vehicle. My Electricity4Gas manual is going to show you everything you need to know about converting your car to run on electricity, in your very own garage or backyard.

    http://tinyurl.com/d5dp5t


    Sinceramente Nuno Cruz

    910417831
    filipecruz28@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. e outa coisa e k os carros a pilhas nao explodem(pelo menos om tanta violencia)e sao +amigos do ambiente (E SIM TENHO A CERTEZA) e so têm um problema o preço, as pessoas não confiam neles e não paga para descobrir k não o sabem manusear(...)ou k nºao gostam de carros a eletricidade

    ResponderEliminar
  8. opah so por acaso façam mais threads k eu gosto de discutir(como vcs)

    ResponderEliminar
  9. Proximas baterias com 600km de autonomia:
    http://www.youtube.com/watch?v=0rL3aA4mMFE

    Carregando o Leaf de graça pra sempre:
    http://www.youtube.com/watch?v=PZyvjXHlBvA

    Petroleo tendera cada vez mais ao esgotamento:
    http://www.youtube.com/watch?v=KaAyojliqVQ

    ResponderEliminar
  10. Video bloqueado, novo link Multi-Subtitles http://www.youtube.com/watch?v=FD1CUdsCqvE

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.