terça-feira, 22 de abril de 2008

Livro inovador permite “entrar” nos laboratórios

Transcrevo notícia publicada hoje no jornal gratuito "Meia Hora" sobre um livro electrónico para cujo lançamento pude contribuir ontem na Reitoria da Universidade do Porto:

E-book possibilita acesso on-line a experiências na área da medição. Ler um livro e aceder ao mesmo tempo a experiências que estão a decorrer em laboratórios reais é agora possível através de uma obra inovadora lançada pela Universidade do Porto (UP).

O e-book, um conceito inovador em Portugal, permite o acesso remoto à experimentação on-line do Laboratório de Instrumentação para Medição da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Através do livro, e à distância de alguns cliques, o leitor pode “entrar” nos laboratórios da UP e contactar com diferentes técnicas de medição, exactamente como se estivesse em ambiente laboratorial real.

Através de experiências remotas e de uma simulação, o leitor pode complementar o conteúdo escrito com “imagens, vídeos e animações que ajudam à compreensão da teoria”, explicou ao Meia Hora Maria Restivo, co-autora da obra com outros quatro docentes do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP. De acordo com a investigadora, o novo livro – que está disponível em português e em inglês – destina-se não só a estudantes universitários mas também ao público em geral, por considerar que “a instrumentação para medição é totalmente transversal a todas as áreas”. O e-book foi apresentado ontem na UP pelo físico Carlos Fiolhais.

RAQUEL MADUREIRA
rmadureira@meiahora.pt

“Medir é o começo de tudo, é o começo da ciência”


Entrevista a Carlos Fiolhais

Como vê este cruzamento da ciência com a tecnologia?

Uma não vive sem a outra. É um cruzamento de duas vias, porque hoje em dia os laboratórios estão todos automatizados. A ciência alimenta e alimenta-se das novas tecnologias.

O acesso remoto a laboratórios é a aposta do futuro?

Sim, hoje já é possível controlar laboratórios à distância. Posso ter um braço robotizado no Porto, por exemplo,e movimentá-lo em Angola. O modo como isso se faz é descrito no livro da UP.

De que forma é que a medição está presente no nosso dia-a-dia?

Apesar de não nos apercebermos, lidamos com a medida constantemente. A medida está em todo o lado. Medir é o começo de tudo. É o começo da ciência.

Maria Teresa Restivo, Fernando Gomes de Almeida, Maria de Fátima Chouzal, Joaquim Gabriel Mendes e António Mendes Lopes,
"Laboratórios de Instrumentação para Medição / Laboratories of Instrumentation for Measurement" (e-book), Editora da Universidade do Porto, 2008.

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...