quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

400 ANOS DE VIEIRA


Comemoram-se hoje os 400 anos do nascimento do Padre António Vieira, um dos maiores escritores de língua portuguesa. Para assinalar o dia fica um bocadinho do "Sermão de Santo António aos peixes" (1654):

"Vede um homem desses que andam perseguidos de pleitos ou acusados de crimes, e olhai quantos os estão comendo. Come-o o meirinho, come-o o carcereiro, come-o o escrivão, come-o o solicitador, come-o o advogado, come-o o inquiridor, come-o a testemunha, come-o o julgador, e ainda não está sentenciado e já está comido. São piores os homens que os corvos. O triste que foi à forca não o comem os corvos senão depois de executado e morto; e o que anda em juízo, ainda não está executado nem sentenciado, e já está comido".

Logo à noite, pelas 21h15m, vai ouvir-se o "Sermão de Quarta Feira de Cinzas" (1670) na Capela da Universidade de Coimbra, juntamente com um concerto no velho órgão barroco. A organização é do Centro de Estudos Clássicos da Universidade e do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, sediado na Biblioteca Geral da Universidade.

1 comentário:

Carlos Medina Ribeiro disse...

O SORUMBÁTICO resolveu oferecer, durante o dia do hoje (e de 4 em 4 horas), exemplares dos «Sermões». Três já foram entregues (às 8h, às 12h e à 16h), e o 4.º será atribuído às 20h exactas. Ver [aqui] como pode ser ganho.
.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...