sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

UM PASSEIO COM NUNO CRATO

Um dos livros saídos neste Natal e do qul já falámos beste "blog" intitula-se “Passeio Aleatório pela Ciência do Dia-a-dia” (Gradiva). É seu autor Nuno Crato, matemático e divulgador da ciência. Além de professor de matemática no Instituto Superior de Economia e Gestão e investigador no domínio da estatística, é pró-reitor na Universidade Técnica de Lisboa e Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática. Como pedagogo tem enfrentado o que ele e muita gente chama de “eduquês”, a linguagem e ideologia instaladas há anos na máquina da educação nacional, sendo o autor do “best-seller” “O Eduquês em Discurso Directo”, saído também na Gradiva. É também o autor do livro “A Espiral Dourada”, que desmonta alguns dos temas de “O Código de Da Vinci” de Dan Brown. É ainda astrónomo amador tendo vários livros sobre astronomia e a história da astronomia. Colabora na imprensa, nomeadamente no semanário “Expresso”. Tem também sido autor de programas na televisão, como o programa “4 x Ciência” emitido pela RTPN, e na rádio. Foi distinguido com um prémio da Sociedade Europeia de Matemática “Public Awareness of Mathematics”, que reconhece o seu labor em prol da disciplina que entre nós ainda é maldita. É um currículo invejável!

No “Passeio Aleatório” agora publicado Nuno Crato reúne algumas das suas saborosas crónicas que publicou na revista "Única" do "Expresso". Os textos foram seleccionados e devidamente polidos, nalguns casos acrescentados. Se num jornal os textos têm uma existência efémera (embora se saiba que por vezes sejam recortados e guardados, e até mesmo utilizados nas escolas), debaixo das duas capas protectoras de um livro os textos ganham outro estatuto. Ganham direito a perenidade. Eles estão nas livrarias e bibliotecas à nossa disposição, para nosso prazer.

E de que trata o livro? Trata de tudo e de mais alguma coisa. Tem o fio condutor da ciência e da tecnologia, mas a ciência e a tecnologia estão, como o autor tão bem mostra, por todo o lado das nossas vidas. Não podemos viver sem elas. Como o editor escreve na contracapa: “Este é um livro para curiosos escrito por um grande curioso. Um livro sobre a ciência que atravessa o nosso dia-a-dia, a ciência em que não reparamos ou que temos dificuldade em perceber”. Depois de lermos os textos de Nuno Crato ficamos mais ricos porque passamos a reparar em mais coisas no mundo à nossa volta e passamos a perceber melhor algumas dessas coisas.

Como o editor me solicitou um comentário sobre o livro, depois de ele e o autor me terem facultado a leitura prévia das provas, pude dizer, na badana, que “o passeio aqui feito por Nuno Crato pelos trilhos da ciência de aleatório só tem o título. Ele conhece bem os caminhos que percorre e, se formos com ele, descobriremos novos e excelentes panoramas”. Agora que estou a acabar a releitura do "Passeio Aleatório" só posso confirmar essa primeira impressão que tive.

4 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Um exemplar da 1.ª edição deste livro de Nuno Crato vai ser oferecido no SORUMBÁTICO (http://sorumbatico.blogspot.com) a propósito do 3.º aniversário desse blogue.
Será amanhã, às 17h25m...

Anónimo disse...

é de facto um excelente livro, que deu muito gozo ler! com a vantagem de algumas resumidas crónicas dos expresso terem ganho um novo fôlego!

Carlos Medina Ribeiro disse...

(...) Além da obra de Nuno Crato, atrás referida, serão também oferecidos livros autografados de Paulo Querido, Carlos Pinto Coelho, Joaquim Letria, Alice Vieira, etc.

Anónimo disse...

Em 2007 li alguns livros de divulgação científica mas nenhum tinha tão pouca qualidade como este…e fazer-se a apologia bacoca e saloia dos livros dos amigos sem saber ler e ver os erros que estes contem é sofrer de miopia diferencial….
Pior do que isso é o autor criticar aquilo que ele faz ao longo do livro….ele explicou o que é um fractal? Então qual a razão de criticar a escrita dos outros como sendo não objectiva e não explica o conceito que quer explorar? Astigmatismo colorido…
Não aconselho a compra e muito menos a leitura…às vezes não ler é melhor que ler com erros…

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...