segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

AUTO-REFORMA?

A notícia de que a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa não aceita a transformação numa outra unidade orgânica, a que se poderia chamar Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, não é inesperada. Podia ser uma outra faculdade e uma outra universidade portuguesa qualquer. Há muito que se sabe que as universidades não se auto-reformam. E em Portugal auto-reformam-se ainda menos do que noutros lados.

3 comentários:

Armando Quintas disse...

Não concordo com a medida de extinguir a faculdade de letras enquanto entidade organica.
Uma faculdade de letras é sempre vital na universidade.
Em nome da crise económica e do défice estão a extinguir serviços vitais.

"Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais"

Faculdade de humanidades e ciencias sociais ainda vá, mas misturar com artes? Então um conselho cientifico para salganhar e misturar historia ou literatura por exemplo com teatro ou artes plásticas? Isto dá uma grande salganhada e começa a desvalorizar os cursos e o ensino dos mesmos ainda mais do que já estão.
As universidades precisam de reforma, concordo plenamente, mas não é este tipo de reforma, é mais ao género de purga nas instituições.
Começem por instituir um novo método de colocação de docentes, através de concurso público, porque não? assim diminuia as cunhas e os compadrios e fiscalizem a actuação dos docentes pois tambem há muita incompetência pelo meio.

rresende disse...

Quantos reitores são precisos para mudar uma lâmpada?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Mudar?

gogol disse...

Não será bem assim...
Embora já tenha saído de Letras há mais de dez anos, a situação lá deve continuar a ser a mesma, com uma autêntica batalha campal pelos magros recursoso disponíveis entre os Departamentos de Línguas e Literaturas, de Filosofia, de História e os das restantes Ciências Sociais.
A ideia de juntar a Faculdade de Belas-Artes e a de Letras poderia ser em princípio boa ideia. No entanto, juntar duas faculdades que habitualmente se encontram subfinanciadas só pode trazer problemas...

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...