terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Vale a pena ver: A Bússola Dourada

Na próxima sexta-feira estreia finalmente a adaptação do primeiro livro da trilogia de culto de Philip Pullman «His dark materials» - traduzido para português como Mundos Paralelos, sob chancela da editorial Presença. Pelas críticas que tenho lido à «A Bússola Dourada» e pelos trailers e excertos já disponíveis no Youtube e no próprio site do filme, parece que, caso raro, a adaptação cinematográfica não vai decepcionar. A trilogia, de que gostei especialmente do último livro, fascinou-me pelas poderosissimas alegorias, nomeadamente sobre a repressão do conhecimento, ameaçado por forças obscurantistas que desejam cobrir a humanidade com o manto da ignorância e afastá-la da «luz». Tenho uma enorme curiosidade em ver se sobreviveram à passagem para a tela.

12 comentários:

Unknown disse...

Mesmo que o filme seja uma pálida reflexão do livro é fabuloso! Vou ver se consigo bilhetes para a estreia, Pullman é um dos meus heróis.

Adorei, adorei, adorei o artigo no SFGate. Era mesmo de esperar que os religious right americanos quisessem boicotar o filme.

Pelo que tenho lido tem sido um fartote, proibição dos livros em bibliotecas, ululações de cristianovitimização, the lot!

Anónimo disse...

Estava aqui intigrado sobre os motivos porque era o filme tão elogiado e a rita (olá, rita!) esclareceu-me.

Manuel Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Confesso que me irrita que me estejam sempre a oferecer "a luz " e a tentar tirar-me do "obscurantismo".
Todas as semanas me batem à porta delegações de incontáveis confissões com esse propósito. Quando leio os jornais ou vejo TV, ou são os politicos ou os economistas quem me quer dar a "Luz". Agora é a ciência também, e quando a oferta é muita o pobre desconfia.
Todos nós temos óbvias dificuldades em perceber as nossas limitações, e essa dificuldade não parece ser inversamente proporcional à informação que se tem. Este excelente blog passa, de resto, demasiadas vezes ao largo dessa questão, porque se se reconhece que nunca como hoje se teve disponivel tanta informação e tanta conhecimento, porque raio é que não vivemos no melhor dos Mundos ?
Não resisto a uma última provocação: que opinião terão os sobreviventes e os descendentes de Hiroshima sobre a "Luz" dos Sr Openheimer ? Ou o cientista em causa era um "obscurantista"?
Situações como esta deviam obrigar-nos a todos a um exercicio diário de alguma humildade, não era ?

Mariano Feio

Palmira F. da Silva disse...

Caro Manuel Rocha:

Por uma questão de coerência, agradecia-lhe que assinasse os seus comentários apenas com a sua identidade blogger e não com outras como Mariano Feio.

Especialmente agradecia-lhe que não usasse os nicks que utiliza com enorme regularidade para debitar nonsense. Já nos apercebemos que tem imenso jeito para inventar nicks e nonsense, mas agora chega.

Unknown disse...

Ah! Está identificado o troll que invadiu o DRN com comentários parvos.

Não conseguem arranjar outro sistema de comentários? Pelo que se tem visto este troll em particular é persistente e não tem nada que fazer a não ser despejar lixo e insultos ao mesmo tempo que tenta angariar leitores para o seu blog muito probrezinho com auto-elogios e recomendações das palermices que escreve.

Ciência Ao Natural disse...

Caro Manuel Feio,

Parece-me que a pergunta que devia colocar, em vez de "que opinião terão os sobreviventes e os descendentes de Hiroshima sobre a "Luz" dos Sr Openheimer?", de veria ser "ue opinião terão os sobreviventes e os descendentes de Hiroshima sobre a "Luz" do Presidente Truman?".
Esse deveria ser o destinatário da sua questão - o poder político.

Luís Azevedo Rodrigues

Ciência Ao Natural disse...

Upsss, queria dizer Mariano Feio no comentário anterior.
Tudo resto igual.

Luís Azevedo Rodrigues

Anónimo disse...

Sugiro que não agridam a Palmira. Se não gostam, critiquem as ideias ou não leiam. Mas abstenham-se de ataques pessoais. É muito feio.

Manuel Rocha disse...

Cara Dra Palmira Silva:

Um comentário de um frequentador do V espaço acaba de me alertar para a referência em que V Exa alude à minha identidade como bloguer.

Como não tenho sequer a mais remota ideia de ter tentado comentar neste post, só posso deduzir que esteja em causa um lamentável equivoco para o qual muito agradecia as explicações que entenda convenientes.

O meu contacto está disponivel no respectivo perfil.

Fico na expectativa.

Cumprimentos.

Palmira F. da Silva disse...

Caro Manuel Rocha:

A mensagem das 10:35 de 4 de Dezembro foi escrita com a sua (Manuel Rocha) identidade blogger e antes de removida era igualzinha (inclusive na assinatura Mariano Feio) à mensagem das 10:47.

Uma vez que ambas - e outras que depois apaguei (apagamos todos os comentários menos próprios...) foram enviadas do mesmo IP - presumi que tivessem sido escritas pela mesma pessoa.

Se me enganei e algum colega de gabinete aproveitou uma sua ausência para debitar os referidos comentários do seu computador peço desculpa.

Joana R disse...

Eu li os livros da Trilogia Mundos Paralelos, e adorei os livros...

Fiquei anciosa quando soube que ía sair o filme "A Bússola Dourada", apesar de não ser o titulo original ("Os Reinos do Norte").

Apercebi-me que o filme era fiel à obra escrita por Philip Pullman.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...