quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Portugal, Alemanha e Macau no PISA

Os recentes resultados dos inquéritos PISA revelaram uma ausência de progressos significativos na aprendizagem das ciências dos jovens portugueses (37º lugar, quase o último dos países europeus, bem abaixo da média da OCDE). Mas há pior que os resultados: Até dá pena ver o esforço das autoridades portuguesas para desvalorizar o PISA e, quando não o desvalorizam, o esforço para desculpabilizar um sistema que assim se vê tão cruamente retratado e, claro, abalado.

Outros países tiveram uma outra atitude. Por exemplo, há anos a Alemanha entrou em pânico porque estava apenas na média no "ranking" do PISA. Mobilizou vontades e recursos. Em resultado, a Alemanha fez progressos na classificação e, para nos apercebermos do regozijo germânico, basta ver a capa da penúltima revista "Der Spiegel". Dois países, duas atitudes.

De louvar é o honroso 17º lugar conseguido pelos jovens de Macau, hoje parte da China. Um amigo meu comentou, sarcástico: "Temos uma maneira de subir no PISA. É entregar a administração do território"...

Trancrevo a notícia do sítio "Macau hoje":

"Os alunos de Macau estão de parabéns. Segundo dados revelados ontem em Paris, os estudantes da RAEM parecem ter queda para a ciência, já que o território ocupa agora o 17º lugar numa lista de 57 países e regiões e posiciona-se acima da média da OCDE. Melhor ainda estão os colegas de Hong Kong, que ocupam o segundo lugar da tabela, logo atrás dos finlandeses. Apesar de satisfeita com as boas notas, Teresa Vong, da Universidade de Macau (Umac), lembra que há ainda “um longo caminho a percorrer” em matéria de educação."

Como se vê, os macaenses ainda não estão satisfeitos, acham que lhes falta alcançar a posição de Hong-Kong, ali mesmo ao lado. O exemplo de Macau não nos devia inspirar?

4 comentários:

Anónimo disse...

A Super Bock lança a 1ª Edição dos Super Bock Super Blog Awards!

Expressa-te, dá a tua opinião e mostra o que vale o teu Blog!

Inscreve-te já e habilita-te a mais de 3.000 Euros em Prémios.

Sabe mais em:
www.superbock.pt

Super Bock
Super Bock Super Blog Awards

CA disse...

Não se poderia conseguir um diploma qualquer a dizer que Portugal está bem classificado, mesmo sem fazer os testes?

Anónimo disse...

É com pena, e tenho de dizê-lo com clareza,que concordo plenamente com a análise feita por Carlos Fiolhais, a propósito da classificação dos alunos portugueses no PISA.

A diferença de atitude que refere é bem, e sinteticamente, explanada. Eu acrescentaria mais: a diferença de atitude pode também indiciar diferenças de carácter.

Quem, como os alemães que mencionou, se confronta com a realidade, discute e "arregaça as mangas" no sentido de resolver o problema revela método, lógica e razão. Quem, por outro lado, procura bodes expiatórios e bruxas, acomoda-se e "assobia para o lado" revela irresponsabilidade, comodismo e desonestidade, respectivamente.

Todos temos responsabilidades... e todos temos a responsabilidade de tentar inverter a situação.

Anónimo disse...

Sobre Macau não resisto a contar aqui um história verídica passada na Escols do Magistério Primário de Lisboa (EMPL).

Uma rapariga natural de Macau, concluído ali o 5.º, apresentou-se na
EMPL para tirar o curso de Professora do Ensino Primário.

Isto, nos anos 40-50. Concluído o curso deparou-se o Director da Escola com o problema do difícil desempenho da aluna em matéria de português falado e escrito.

Resolveu a situação lapidarmente com este raciocínio: "Se com este português escrito e falado a aluna concluíu o 5.º ano em Macau, é porque ambos níveis são os usuais aquele território."

E assim se formou uma professora do ensino primário para Macau.

Mas, evidentemente que os tempos são outros. Agora, nem se fala nem se escreve.

João Boaventura

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...