sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Os robôs e os homens


Extracto de uma entrevista a Hélder Araújo, professor de Engenharia Electrotécnica da Universidade de Coimbra e especialista em robótica (o resto pode ser lido aqui, um interessante sítio que contém muitas entrevistas com cientistas):

P: Que comportamentos os robôs não poderão nunca desenvolver?

R: Pessoalmente estou convicto de que nenhum. É só uma convicção, não fundamentada. Esta é uma questão muito polémica. Por exemplo o matemático Roger Penrose acha que a intuição matemática não poderá ser desenvolvida artificialmente. A questão está na natureza da consciência humana. Para Penrose a consciência é fundamentalmente não-algorítmica e por isso impossível de ser modelizada por uma máquina de Turing e portanto não replicável pelos computadores.

3 comentários:

Anónimo disse...

É um assunto interessante que tinha panos para mangas num debate, eu sinceramente penso que os robots nunca poderão vir adquirir um pensamento como o nosso e serem inteligentes e aprenderem como nós.
Acho que isso são coisas mais para o genero de um blade runner ou exterminador..
Tambem as maquinas servem para auxiliarem não para nos substituirem

Anónimo disse...

nunca nos vão apanhar, só em memória e rapidez.

Anónimo disse...

eu não entendi nada!

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...